publicidade
Política

Como Lula ficou sabendo da denúncia da PGR contra Bolsonaro

Presidente da República estava em um jantar no Palácio do Planalto, quando foi informado do caso

Na foto, da esquerda para a direita: presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa; primeira-dama, Janja da Silva; presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro e a senhora Carla Montenegro, em Brasília - 18/02/2025
Na foto, da esquerda para a direita: presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa; primeira-dama, Janja da Silva; presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro e a senhora Carla Montenegro, em Brasília - 18/02/2025 | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, informou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros militares. Nesta terça-feira, a PGR os acusou, entre outros crimes, de tentativa de golpe de Estado.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

No momento em que soube, o petista estava em um jantar no Palácio do Planalto, em homenagem ao presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza. Segundo informações de bastidores do jornal O Estado de S. Paulo, Lula saboreava um peixe assado ao lado da primeira-dama Janja da Silva.

No total, o documento acusa 34 pessoas: entre eles, os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno. Esse fato, conforme o próprio Múcio, gerou indignação e constrangimento nas Forças Armadas.

Ministro da Defesa, José Múcio disse desejar que todos os que tiveram participação sejam responsabilizados por seus atos e presos’ | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro da Defesa, José Múcio | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Ao tomar conhecimento da denúncia elaborada pelo procurador-geral Paulo Gonet, o presidente requisitou ao ministro a lista completa dos denunciados. “Estávamos todos esperando, mas o bom é que isso acabe logo”, disse Múcio. “Ninguém aguenta mais. Precisamos virar essa página. Claro que o que foi feito causa indignação, mas também constrangimento.”

Análise do STF e expectativas

alexandre de moraes twitter
Julgamento na 1ª Turma do STF | Foto: Gustavo Ribeiro/STF

A 1ª Turma do STF, composta dos ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes (presidente), Carmen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino, ainda vai analisar a denúncia da PGR. Nos bastidores, a expectativa é de aceitação. O relator é o ministro Alexandre de Moraes.

O documento entregue pela PGR afirma que Bolsonaro teria a anuência de uma organização criminosa armada, que impediria a posse de Lula, em 2023, com a morte de alguns agentes políticos. A peça menciona crimes, como a tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado pela violência.

Leia também: “Defesa de Bolsonaro chama denúncia da PGR de ‘inepta'”

Lula saiu do Itamaraty sem comentar publicamente a acusação, seguindo a orientação do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira. Este ponderou que a questão deve ser tratada pela Justiça, não pelo governo.

A opinião de Múcio e de Lula sobre a anistia

No programa Roda Viva, da TV Cultura, exibido em 10 de fevereiro, Múcio sugeriu uma discussão sobre anistia para quem teve menor participação nos atos 8 de janeiro de 2023, visando a liberar “inocentes” e pacificar o país.

A opinião é divergente da base governista no Congresso, que faz jogo duro contra a votação do Projeto de Lei da Anistia. Em diversas entrevistas, o presidente Lula também se manifestou contrário à proposta.

Leia mais: “Em defesa do crime”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 256 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

9 comentários
  1. JAIR FERNANDES MACHADO
    JAIR FERNANDES MACHADO

    Povo de merda, covarde, traíras… povo ajudando a assassinar essa e gerações futuras, quem aceita corruptos, bandidos no poder aceita ser escravizado….

  2. Renato Perim
    Renato Perim

    Como assim “como lula ficou sabendo”??? Foi ele que encomendou essa denúncia. Parem de contar mentiras.

  3. David S
    David S

    O título desta reportagem, é ridículo e desonesto.
    Lula, e todo o consórcio, do qual faz parte, já sabiam de há muito.
    Estes ignóbeis seres, a continuarem agindo assim, vão levar o país a uma situação insustentável.
    Torço para que esteja errado, nestas previsões…..

  4. Carlos Brito
    Carlos Brito

    MENTIRA DESTE DESGRAÇADO, JÁ SABIA BEM ANTES POIS O MESMO QUE EXIGIU QUE ELE FOSSE PRESO , PARA SE VINGAR. CONVERSA FIADA DESSAS MÍDIAS ORDINÁRIAS.

  5. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    Palhaçada do “GONORRÉIA” CABEÇA DE MERDA, BOCA AVELUDADES E a Corja negra do PT!

  6. Sérgio Tostes de Escobar
    Sérgio Tostes de Escobar

    Essa denuncia chegou junto com o carnaval, vai desfilar no bloco do STF. Pobre da Justiça brasileira, virou circo 🎪 e, agora, um grande carnaval 🤡🥸🎉🎊

  7. Jair João Andrighetti
    Jair João Andrighetti

    O sistema precisa tirar o principal ator de oposição de cena.
    Aquele que move a massa, aquele que tem o apoio da maioria do povo e que servirá como exemplo para ninguém desafiar o poder do sistema, só que não é bem assim!
    A direita formou muitos líderes que o povo reconhece e para tirar esses de ação, somente com um sistema eleitoral fraudavel e essa deve ser a grande pauta das manifestações.

  8. Ricardo Villas
    Ricardo Villas

    Mas esse indiciamento foi combinado entre o Lula, o PGR e o STF. Tudo combinado, seguindo o script de perseguir, eliminar e aprisionar qualquer ameaça ao poder deles. Mas, mas… esqueceram de combinar com a sociedade brasileira.

  9. Carlos Pommer
    Carlos Pommer

    Tudo para não concorrer em 2026.
    Minha aposta ainda é a Janja ou José Dirceu como president eleiito em 2026.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade