publicidade
Política

Câmara reúne 17 propostas para combater ‘adultização infantil’

Iniciativas surgem depois da publicação de um vídeo do influenciador Felca

Provável cenário: com as festas regionais, especialmente no Nordeste, Câmara dos Deputados deve ficar vazia em junho | Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
A movimentação resultou, já nesta segunda-feira, 11, na apresentação de 17 projetos de lei | Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A divulgação de um vídeo do influenciador Felca transformou a chamada “adultização infantil” em prioridade na Câmara dos Deputados. O conteúdo, publicado em 6 de agosto no YouTube e visto por mais de 28 milhões de pessoas, expôs práticas nocivas a crianças e adolescentes.

O impacto da gravação uniu parlamentares de diferentes correntes políticas. No domingo 10, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que pretende levar propostas sobre o assunto ao plenário ainda nesta semana. Ele classificou a discussão como urgente e ressaltou que o tema “toca o coração da sociedade”.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A movimentação resultou, já nesta segunda-feira, 11, na apresentação de 17 projetos de lei com foco na proteção de menores no ambiente digital.

Algumas propostas impõem regras mais rígidas para a presença infantil em plataformas digitais e determinam mecanismos de monitoramento de conteúdos direcionados a esse público. Outras tratam da responsabilização de pais, responsáveis e empresas patrocinadoras em casos de irregularidades.

Câmara avalia propostas e define prioridades para votação

Entre os textos apresentados, está o projeto da deputada Erika Kokay (PT-DF). A parlamentar propõe alteração no Estatuto da Criança e do Adolescente para criminalizar a produção e a divulgação de material que incentive menores a praticar atos capazes de causar danos físicos.

A líder do Psol, Talíria Petrone (RJ), apresentou o PL 3.867/2025, que busca proibir a exposição corporal com potencial de exploração sexual.

+ Leia também: “Influenciador denunciado por Felca já é alvo do Ministério Público”

Também se destacam iniciativas de Zacharias Calil (União Brasil-GO), autor de mais de uma proposta sobre o tema, e de nomes como Duarte Jr (PSB-MA) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB), que sugerem normas específicas para a atuação das plataformas.

Motta afirmou que já iniciou um levantamento interno para identificar quais das 17 propostas estão mais alinhadas às necessidades atuais. O objetivo é definir, ainda nesta semana, qual texto será votado primeiro. Segundo ele, a mobilização gerada pelo vídeo de Felca foi decisiva para acelerar a pauta.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.