publicidade
Política

Bia Kicis: 'Não existe ministro acima da lei e da Constituição'

Em discurso durante a manifestação de 7 de setembro na Avenida Paulista, deputada criticou as ações de Alexandre de Moraes contra cidadãos

Bia Kicis durante ato pela anistia na Avenida Paulista - 7/9/2024 | Foto: Reprodução/YouTube
Bia Kicis durante ato pela anistia na Avenida Paulista - 7/9/2024 | Foto: Reprodução/YouTube

Durante o ato pela anistia e contra a censura, realizado na Avenida Paulista na tarde deste sábado, 7, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) criticou as medidas aplicadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a cidadãos alinhados à direita.

Em seu discurso, a parlamentar, que foi procuradora do Distrito Federal por 24 anos, afirmou que é preciso lutar para que a Constituição Federal seja cumprida corretamente.

Receba nossas atualizações

“Não aturo tortura, perseguição e censura”, disse Bia, durante o ato de 7 de setembro. “Fui procuradora por 24 anos, eu conheço as leis. E é por conhecer as leis que não posso aceitar os desmandos que estão acontecendo nesse país. Nossa Constituição está sendo rasgada todos os dias.”

Ao prosseguir com sua fala, Bia falou que, devido aos “desmandos”, pessoas inocentes foram presas sem o devido processo legal, tendo que enfrentar entre 14 a 17 anos de condenação, referindo-se aos presos do 8 de janeiro. Ela também fez referência às decisões feitas por Alexandre de Moraes no STF, afirmando que a legislação também é aplicável aos magistrados.

“Essas pessoas estavam apenas se manifestando perto da Esplanada [dos Ministérios]”, continuou. “Se alguém depredou prédio público, que pague por isso. Mas que não seja julgado pelo Supremo, que não tem competência para tal […] Por isso, temos que exigir o cumprimento das leis e da Constituição para qualquer indivíduo. Não existe ministro acima das leis e da Constituição.”

Bia Kicis fala de movimentações no Congresso Nacional

Bia informou que, na Câmara dos Deputados, mais de 150 parlamentares já assinaram o pedido de impeachment de Moraes, que será entregue na segunda-feira. No Senado, 31 se posicionaram a favor da medida.

A deputada também disse que a oposição irá paralisar as ações na Câmara dos Deputados para que o processo de impeachment avance.

“Nós iremos parar a Câmara, e o Senado também deve fazer o mesmo”, afirmou. “Temos dois poderes unidos contra o povo: o Executivo de Lula, e o Supremo do ‘Xandão’. Por isso, é a vez do Congresso se levantar e obstruir os trabalhos até que Rodrigo Pacheco receba o pedido de impeachment.”

Anistia aos perseguidos e exilados

No fim do discurso, a deputada afirmou que os deputados da oposição também irão se posicionar pela anistia dos presos políticos, exilados e perseguidos. Ela citou os casos dos presos de 8 de janeiro, de parlamentares perseguidos e de jornalistas que tiveram de deixar o país depois de investigações movidas no Supremo Tribunal Federal.

“São pessoas comuns do povo, tem até deputado preso, tem jornalista exilado e sem passaporte, com contas bancárias bloqueadas. Não podemos aceitar. Temos a liberdade correndo em nossas veias, nosso sangue é de um povo livre”, finalizou.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade