Martin De Luca, advogado da plataforma Rumble, afirmou que virou alvo da Polícia Federal (PF) no Brasil. De acordo com o jurista, isso ocorreu depois que se posicionou contra decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Conforme o relatório final de investigação da PF sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro e do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), há registro de mensagens e conselhos trocados entre De Luca e o ex-chefe de Estado.
Receba nossas atualizações
O documento mostra que ambos teriam colaborado para contestar Moraes. O objetivo, segundo a PF, seria enfraquecer decisões judiciais que afetassem interesses comuns entre Bolsonaro e o Rumble.
Detalhes da suposta colaboração com Bolsonaro
O relatório menciona que, em determinado momento, Bolsonaro consultou De Luca antes de publicar uma carta sobre a taxação de Trump contra o Brasil.

De Luca, que atua em processos contra Moraes, também teria enviado petições e informações de ações nos EUA ao ex-presidente. Segundo a PF, isso configuraria aliança para atacar o magistrado.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Nesta noite, passo a integrar um clube exclusivo de norte-americanos que foram alvo por se levantarem contra Moraes”, afirmou De Luca ao jornal Folha de S.Paulo. “A tentativa da própria PF de Moraes de retratar correspondências profissionais rotineiras como prova de uma suposta ‘subordinação estrangeira’ é apenas a mais recente manobra desesperada para mantê-lo de pé.”
O advogado explicou que orientações jurídicas e sugestões para redação de comunicados públicos fazem parte de seu trabalho. “Ainda assim, os atos rotineiros agora são distorcidos e apresentados como teorias conspiratórias.”
Ele argumentou que, sob esse entendimento, qualquer político que busque conselhos de advogados ou estrategistas seria acusado de conspirar contra a democracia. Em áudio enviado à Folha, De Luca afirmou que “o nível de absurdo já está demais” e acusou Moraes de ultrapassar todos os limites.
Advogado do Rumble e da Trump Media defende a liberdade de expressão
De Luca avaliou que a mensagem passada pela citação da PF é clara. “Qualquer um que ouse criticar ou expor a incansável campanha de censura de Moraes será alvo.” Além disso, o advogado defendeu a liberdade de expressão e citou Benjamin Franklin, um dos fundadores dos EUA.
“A liberdade de expressão não é concedida pelos governos; ela é inerente a cada pessoa”, disse o advogado. “Como advertiu Benjamin Franklin: ‘Quem quiser derrubar a liberdade de uma nação deve começar por subjugar a liberdade de expressão’. Continuarei realizando meu trabalho de forma transparente e profissional, sem medo.”
De Luca se uniu a autoridades brasileiras e norte-americanas na luta pela liberdade de expressão no Brasil. Recentemente, o advogado afirmou por meio de uma nota enviada a Oeste que Moraes parece fazer uma “jogada pessoal de poder”.
“A grande questão agora é: o Brasil vai permitir que um único juiz arraste o país inteiro para um confronto com os EUA?”, perguntou De Luca. “Se Moraes está agindo por conta própria, as autoridades brasileiras precisam deixar isso claro — e freá-lo.”
STJ recebe pedido para intimar Moraes em ação da Rumble
Decisão do STJ será ‘grande teste’ para saber se Moraes vai responder a processo nos EUA, diz Rumble
Notificação do Rumble a Moraes é enviada ao STJ
Se a linha editorial da revista não lhe agrada, o senhor deve se voltar para veículos da velha mídia carcomida, passadora de pano pra comunista, e não tentar ofender os mais de cem mil assinantes desta revista.
O que você está fazendo aqui ???
Quando as narrativas de um só homem se arraigam de tal maneira e são reforçadas pela velha imprensa à custa de recursos públicos, toleradas pelos omissos, tornam-se fatais quando as refutações já não as abalam mais. Quando um só homem não é detido com os seus mecanismos de detectar provas onde elas não existem a justiça se perde por completo. A democracia morre quando um tribunal se apodera do poder político e persegue os opositores. Pior ainda, quando atende outros interesses obscuros.
A PF de Moraes, sim, capitaneada por um determinado delegado. Uma coisa é o que diz a lei. Outra, bem diferente, é o que está acontecendo. Tem gente que tenta passar o pano e tentar atribuir ares de normalidade, mas isso não cola mais para ninguém. E não adianta ficar usando bordões e essa postura agressiva. Ate mesmo porque está claro seu papel neste veículo de comunicação. Tá pagando assinatura para ficar postando essas bobagens? Leia o Brasil 247, pois vc deve conhecer muito bem a história do blog.