publicidade
Política

7 ex-governadores do RJ foram investigados e 5 acabaram presos desde a redemocratização

Operação da PF contra Cláudio Castro amplia lista de ex-chefes do Palácio Guanabara alvo de suspeitas

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), em reunião com Motta e demais chefes do Executivo | Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Castro foi alvo da Operação Sem Refino da Polícia Federal nesta sexta-feira, 15 | Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

A operação da Polícia Federal contra o ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL), deflagrada nesta sexta-feira, 15, ampliou a lista de antigos ocupantes do Palácio Guanabara envolvidos em investigações por suspeitas de corrupção e outras irregularidades desde a redemocratização do país.

Desde o fim do regime militar, em 1985, sete ex-governadores do Rio de Janeiro entraram na mira de investigações sobre corrupção, lavagem de dinheiro, crimes eleitorais ou desvios de recursos públicos. Desses, cinco acabaram presos.

Receba nossas atualizações

Castro foi alvo da Operação Sem Refino, que apura supostas fraudes relacionadas à atuação de um conglomerado do setor de combustíveis.

Saiba mais:

Policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do ex-governador, em uma cobertura localizada em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Também apreenderam o celular e o tablet do político.

O ex-governador já havia sido indiciado anteriormente pela Polícia Federal por suspeitas de corrupção passiva e peculato em um suposto esquema de desvio de recursos públicos estaduais.

Histórico de prisões e investigações de ex-governadores

O caso de maior repercussão envolve o ex-governador Sérgio Cabral, preso pela Operação Lava Jato em novembro de 2016. Cabral governou o Estado entre 2007 e 2014 e virou símbolo da crise política fluminense, depois que o Ministério Público Federal o acusou de comandar um esquema bilionário de corrupção em contratos públicos.

Wilson Witzel também entrou na lista de ex-governadores investigados. Em 2020, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou Witzel do cargo por suspeitas de participação em um esquema de corrupção na área da saúde durante a pandemia de covid-19. Meses depois, a Assembleia Legislativa do Rio aprovou o impeachment do governador.

Anthony Garotinho, que governou o Estado entre 1999 e 2002, foi preso em diferentes ocasiões a partir de 2016 no âmbito de investigações sobre supostos crimes eleitorais. Sua mulher e sucessora no Palácio Guanabara, Rosinha Garotinho, também acabou presa em 2017 sob suspeita de participação em esquemas de corrupção e caixa dois eleitoral.

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral: nova ofensiva contra a Lava Jato com o apoio do STF | Foto: Arquivo/Antonio Cruz/Agência Brasil
O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral: nova ofensiva contra a Lava Jato com o apoio do STF | Foto: Arquivo/Antonio Cruz/Agência Brasil

Em novembro de 2018, investigadores prenderam Luiz Fernando Pezão ainda no exercício do mandato. As autoridades acusaram o então governador de integrar um esquema de pagamento de propina ligado à administração estadual.

Já Wellington Moreira Franco, governador do Rio entre 1987 e 1991, acabou preso em 2019 em uma investigação da Lava Jato. Posteriormente, a Justiça o absolveu por falta de provas.

Desde a redemocratização, apenas dois governadores eleitos do Rio escaparam de investigações e prisões: Leonel Brizola (PDT), que governou o Estado de 1991 a 1994, e Marcello Alencar (PSDB), entre 1995 e 1999.

Também não enfrentaram investigações os vice-governadores que assumiram temporariamente o comando do Estado: Nilo Batista (PDT), Benedita da Silva (PT) e Francisco Dornelles (PP).

+ Entenda o que é Política em Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.