A base governista no Congresso articula, nos bastidores, uma ofensiva para restringir a prorrogação da CPMI do INSS a apenas 15 dias — prazo considerado insuficiente por parlamentares da oposição para dar continuidade às investigações.
A movimentação, liderada por aliados do governo e petistas, surge no momento em que a comissão alcança seu estágio mais sensível, com foco em estruturas financeiras ligadas a Daniel Vorcaro e ao Banco Master. O objetivo é evitar um maior desgaste político da cúpula petista em ano eleitoral.
Receba nossas atualizações
A proposta dos esquerdistas contraria o prazo inicial anunciado pelo presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), de 60 dias, com possibilidade de nova extensão por igual período.
Leia mais
Disputa sobre a prorrogação da CPMI do INSS
A disputa ocorre em paralelo à decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prorrogação dos trabalhos da comissão na segunda-feira 23.
+ Marcon: ‘Governo Lula tenta enterrar a CPMI do INSS a todo custo’
O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), teria 48 horas para convocar uma sessão conjunta para a leitura do relatório, mas optou por não cumprir imediatamente a medida. O senador solicitou um parecer jurídico à Advocacia do Senado, o que, na prática, mantém travada a formalização da extensão.
O impasse acabou sendo levado ao próprio STF, que deve decidir em plenário se referenda ou não a determinação de Mendonça. O julgamento presencial está previsto para esta quinta-feira, 26.
Enquanto isso, governistas intensificam a pressão para encurtar o prazo da CPMI, numa tentativa de limitar o tempo disponível para aprofundar investigações, que já avançam sobre o entorno do sistema financeiro investigado.
Para integrantes da oposição, a estratégia busca esvaziar a reta final dos trabalhos da comissão e evitar que novas medidas sejam adotadas antes do encerramento.
Leia também: “O rastro da roubalheira”, reportagem de Sarah Peres publicada na Edição 314 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Ao que tudo indica, não só petistas querem acabar com a CPMI do INSS. Qualquer um que atue para que isso aconteça está fazendo um reconhecimento implícito de ter o rabo preso, ou estar querendo salvar o rabo “dus cumpanhero”.
A QUADRILHA QUERENDO CRIAR UM UNICÓRNIO…..
Judiciário conivente se locupleta nos penduricalhos . Militares hibernado nos quartéis. Executivo roubando emendas. Imprensa safada e comprada
Governo de ladroes, corruptos