publicidade
Mundo

Trump nunca endossou as urnas do Brasil, ao contrário do que disse Moraes

Ministro citou decreto do presidente norte-americano como elogio ao sistema eleitoral brasileiro, mas texto menciona o Brasil apenas como exemplo de uso de dados biométricos

Estados Unidos
Enquanto os EUA endurecem o tom, economias desenvolvidas sentem os reflexos da instabilidade | Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro Alexandre de Moraes usou a sessão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta-feira 26, para afirmar que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria elogiado o sistema eleitoral brasileiro. Segundo Moraes, as urnas eletrônicas do Brasil foram citadas como exemplo em um decreto assinado por Trump.

Durante o julgamento da denúncia contra Jair Bolsonaro, Moraes disse que o documento norte-americano reconhecia a “lisura” das eleições brasileiras. Ele comparou o decreto assinado por Trump a um decreto autônomo do Brasil e afirmou que a medida norte-americana adotava o modelo nacional como referência de segurança.

Receba nossas atualizações

“O presidente norte-americano Donald Trump alterou a legislação por ato executivo –equivalente ao nosso decreto autônomo – para melhorar as eleições”, disse Moraes. “[…] O Brasil é citado expressamente como modelo de sucesso pelo presidente norte-americano. Enquanto isso, aqui, houve toda uma preparação para colocar em dúvida as urnas eletrônicas. E a Abin, sob a gestão de seu então diretor-geral, participou desse movimento.”

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

A declaração, no entanto, não corresponde ao conteúdo oficial. O decreto menciona o Brasil apenas uma vez — e não para elogiar as urnas eletrônicas. O texto cita o país como exemplo de nação que usa dados biométricos para identificar eleitores. Não há nenhum juízo de valor sobre o sistema eleitoral brasileiro.

O documento, publicado no site da Casa Branca, tem como foco a exigência de provas de cidadania para votar. Em um dos trechos, o texto afirma: “Índia e Brasil, por exemplo, estão vinculando a identificação dos eleitores a um banco de dados biométrico, enquanto os Estados Unidos, em grande parte, dependem da autodeclaração de cidadania”. Essa é a única menção ao Brasil.

Donald Trump falou sobre o tema em entrevista

Trump também comentou o tema em entrevista na segunda-feira 24. Defendeu o uso de cédulas em papel, criticou o atual sistema norte-americano e apontou a França como referência.

“Nós precisamos fortalecer nosso país, nós precisamos fortalecer nossas eleições”, disse Donald Trump. “As nossas eleições são muito desonestas, muito corruptas. Nós precisamos fortalecê-las. E é tão fácil de o fazer. Nós deveríamos usar cédulas de papel, nós deveríamos ter um dia de votação e identificação de eleitor.”

Apesar da fala pública e do texto oficial, Moraes usou a sessão no STF para sustentar que os EUA estariam seguindo o modelo brasileiro. Ele ainda vinculou as investigações da Abin e os ataques às urnas à denúncia contra Bolsonaro. A fala foi usada para embasar o voto a favor da abertura da ação penal.

A distorção passou despercebida pelos demais ministros. Nenhum deles contestou o conteúdo da fala de Moraes. A sessão terminou com a aceitação unânime da denúncia contra o ex-presidente e outros sete investigados, que se tornaram réus por tentativa de golpe.

3 comentários
  1. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    As urnas são eletrônicas , se fosse um tse honesto nao teria problema mas nós temos um bando de corruptos esquerdista que transforma qualquer eleição em um resultado que querem. Recentemente foi mandado destruir quase 200. 000 unidade ou seja 200 mil urnas foram destruídas quase tudo no nordeste por que? Deviam estar contaminadas. Lembre-se do ministro Benedito que quando chamado pelo Nosferatu para diplomar o Luladrao falou no ouvido do cara e” missão dada missão comprida “ entendem qual foi a missão?

  2. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    Esse psicopata torce a verdade como lhe convém .
    Não tem o mínimo compromisso com a realidade , o resto da quadrilha só vai atrás…

  3. Jorge Augusto Santos
    Jorge Augusto Santos

    Esse psicopata paranoico completamente desequilibrado não tem nenhuma credibilidade somente o título de “ a pessoa mais odiada pelo brasileiros “

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.