publicidade
Mundo

Trump e Zelensky confirmam encontro para discutir fim da guerra na Ucrânia

Anúncio ocorre horas depois de o norte-americano receber o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nos EUA, para reunião com o mesmo objetivo

Trump e Zelensky
Trump e Zelensky se reuniram em fevereiro deste ano | Foto: Reprodução/Redes sociais

Os presidentes Donald Trump (Estados Unidos) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia) vão se encontrar na Casa Branca, na segunda-feira 18.

A reunião ocorrerá depois de negociações com Vladimir Putin, no Alasca.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Conforme a agenda, Trump e Zelensky discutirão alternativas para encerrar a guerra, que já dura três anos.

Em publicação no X, Zelensky sugeriu que uma reunião entre os três países poderia ser viável. “Apoiamos a proposta do presidente Trump para uma reunião trilateral entre Ucrânia, EUA e Rússia”, escreveu. “A Ucrânia enfatiza que questões-chave podem ser discutidas diretamente entre os líderes, e o formato trilateral é adequado para isso. Na segunda-feira, me encontrarei com o presidente Trump em Washington, D.C., para discutir todos os detalhes sobre o fim dos assassinatos e da guerra. Sou grato pelo convite.”

Ontem, após uma reunião de três horas com Putin, Trump telefonou para Zelensky e líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Eis os nomes:

  • o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz;
  • o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer;
  • a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni;
  • o presidente da Finlândia, Alexander Stubb;
  • o presidente da Polônia, Karol Nawrocki; e
  • o presidente da França, Emmanuel Macron.

Trump relatou avanços nas negociações e afirmou que ainda restam pontos importantes por resolver. “Houve acordos em muitos pontos”, disse o presidente dos EUA. “Restam apenas alguns poucos, alguns não são tão significativos. Um é provavelmente o mais significativo. Ainda não chegamos lá, mas fizemos algum progresso. Há boas chances de chegar lá. Putin quer parar de ver pessoas serem mortas.”

A conversa entre Trump e Putin

Donald Trump posa ao lado de Vladimir Putin | Foto: White House/Divulgação
Donald Trump posa ao lado de Vladimir Putin | Foto: White House/Divulgação

Trump e Putin discutiram possíveis avanços diplomáticos para encerrar o conflito na Ucrânia.

Com o término da reunião, ambos destacaram a importância do diálogo e evidenciaram a intenção de prosseguir com novas conversas.

Apesar das tratativas iniciais, não houve anúncio de cessar-fogo para o conflito.

O painel por trás dos líderes de duas das maiores potências do mundo dava sinal de boa notícia. Diante do sloganPursuing Peace” (“Em Busca da Paz”), Trump e Putin protagonizaram um momento histórico de aproximação, em uma época marcada por desavenças.

Leia também: “Como as democracias morrem”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 283 da Revista Oeste

Depois de mais de duas horas de conversas, cercadas de expectativas, os líderes anunciaram, em coletiva, que as negociações para um cessar-fogo na guerra da Ucrânia efetivamente começaram, embora ainda sem um acordo definitivo.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.