A ministra da Cultura da França, Rachida Dati, afirmou à emissora local TF1 que uma joia foi encontrada perto do Museu do Louvre e está sendo avaliada. Segundo a TF1 e o jornal Le Parisien, trata-se da coroa da imperatriz Eugénie, mulher de Napoleão III. A peça de ouro ornamentada com 1,3 mil diamantes e 56 esmeraldas sofreu danos no roubo.
Criada em 1855 por Alexandre-Gabriel Lemonnier, joalheiro da Coroa nomeado por Napoleão III, a exibição da coroa ocorreu, pela primeira vez, na Exposição Universal de Paris. O modelo segue o estilo das coroas imperiais, com oito arcos em forma de águia moldados em ouro e palmetas incrustadas de diamantes e esmeraldas.
Receba nossas atualizações
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Parte dos diamantes veio do tesouro da Coroa, enquanto as esmeraldas pertenciam a Napoleão III. Em 1988, a joia passou a integrar o acervo público francês, com apoio do colecionador Roberto Polo.
O Le Parisien informou ainda que houve a recuperação de uma segunda joia. O museu fechou na manhã deste domingo, 19, depois do assalto realizado por um grupo de três ou quatro pessoas.
Assalto ao Louvre durou 7 minutos
“Indivíduos entraram no Museu do Louvre pelo lado de fora, usando um elevador de carga externo posicionado em um caminhão”, disse o ministro do Interior, Laurent Nuñez, à rádio France Inter.
A Sala Apollo abriga as Joias da Coroa Francesa e outros tesouros, como a coleção de vasos de pedra dura de Luís XIV. Segundo o ministro, os ladrões arrombaram uma janela com uma esmerilhadeira e roubaram joias de “valor sentimental e inestimável”. Ele informou que uma lista detalhada dos itens roubados está sendo compilada.
Leia também: “Museu do Louvre tem joias roubadas em assalto que durou apenas 7 minutos”
De acordo com a polícia de Paris, o roubo durou cerca de sete minutos. Até o momento, não houve nenhuma prisão.
O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou, em publicação no X, que o assalto é um ataque ao patrimônio e à história do país. “Recuperaremos as obras e os responsáveis serão levados à justiça”, escreveu. “Tudo está sendo feito, em todos os lugares, para alcançar esse objetivo, sob a liderança do Ministério Público de Paris.”









































Como conseguiram roubar?
Normalmente são peças q ficam sob tecnologia de segurança!
E como recuperaram?