publicidade
Mundo

Reino Unido e União Europeia fecham acordo pós-Brexit

Depois de meses de negociação, o anúncio foi feito faltando sete dias para o fim do prazo

Depois de meses de negociação, o anúncio foi feito faltando sete dias para o fim do prazo

Boris Johnson
Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, comemora acordo | Foto: Andrew Parsons / No 10 Downing Street

O Reino Unido e a União Europeia fecharam nesta quinta-feira, 24, um acordo comercial para regular as relações entre eles após a saída do país do bloco. O anúncio ocorre a sete dias do fim do prazo.

Receba nossas atualizações

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, bateram o martelo depois de meses de negociações.

Leia mais: “Vacina da Oxford: Anvisa certifica fábrica de insumos”

“O negócio está fechado”, escreveu Johnson no Twitter. Em comunicado, o governo inglês informou que o país retomou o controle do seu dinheiro, das fronteiras, das leis, do comércio e das águas de pesca.

“Fizemos o Brexit e agora podemos aproveitar ao máximo as oportunidades fantásticas disponíveis para nós como uma nação comercial independente, fechando acordos comerciais com outros parceiros em todo o mundo”, garante o documento oficial.

Boris Johnson
Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson e presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen | Foto: Andrew Parsons / No 10 Downing Street

Von der Leyen declarou que o momento marca o fim de uma longa viagem e que o acordo vai dar “bases sólidas” a uma nova relação. “Podemos finalmente deixar o Brexit para trás, a Europa continua a avançar”, assegurou ela.

O acordo entrará em vigor em 1º de janeiro, garantindo o comércio livre de tarifas para a maioria dos produtos e criando uma plataforma para cooperação futura em questões como combate ao crime, energia e compartilhamento de dados.

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.