publicidade
Mundo

Reino Unido começa a prender imigrantes que vão ser deportados para Ruanda

Essa política gerou severas críticas de organizações humanitárias

O governo do Reino Unido afirma que a política de deportação servirá como um desestímulo para aqueles que consideram fazer a arriscada jornada | Foto: Reprodução/Twitter/X
O governo afirma que a política de deportação servirá como um desestímulo para aqueles que consideram fazer a arriscada jornada | Foto: Reprodução/Twitter/X

O Reino Unido começou a prender, nesta quarta-feira, 1º, os imigrantes que vão ser deportados para Ruanda. Eles seriam mandados para o país africano em um intervalo de nove a 12 semanas.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

Essa medida vem na sequência da aprovação, pelo Parlamento britânico, de uma nova legislação de deportação. Essa lei constitui a peça central da política de imigração do primeiro-ministro Rishi Sunak.

Leia mais: “Reino Unido aprova lei para deportar migrantes para Ruanda”

A estratégia, que foi divulgada pela primeira vez há dois anos pelo então primeiro-ministro, Boris Johnson, prevê o envio de imigrantes que entram ilegalmente no Reino Unido para Ruanda.

A justificativa do governo do Reino Unido

Imigrantes
Há o temor de que os imigrantes sejam forçados a retornar aos seus países de origem | Foto: Rawpixel.com/Freepik

Somente neste ano, o Ministério do Interior britânico registrou a chegada de mais de 7,5 mil migrantes à Inglaterra. Eles chegaram por meio de pequenas embarcações, provenientes da França. O governo afirma que a política de deportação servirá como um desestímulo para aqueles que desejam entrar no Reino Unido.

Contudo, esse método enfrenta severas críticas de organizações humanitárias. Uma delas é a Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, membros da oposição no Parlamento falam sobre os riscos à segurança dos imigrantes.

Leia também: “Reino Unido propõe impedir mulheres trans em enfermarias femininas”

A preocupação é que Ruanda não seja um destino seguro. Há o temor de que os imigrantes sejam forçados a retornar aos seus países de origem. Em sua terra, eles podem enfrentar perseguições.

Os imigrantes são transportados em voos comerciais

Como parte do acordo, o Reino Unido comprometeu-se a pagar £ 370 milhões (aproximadamente R$ 2,3 bilhões) ao longo de cinco anos a Ruanda, para acolher os imigrantes. Eles serão transportados em voos comerciais, que o governo britânico já organizou.

Leia também: “Reino Unido entra em recessão técnica”

Imagens divulgadas pelo Ministério do Interior do Reino Unido mostram ações de detenção. Um homem chegou a ser colocado em uma van por agentes de imigração. Outro foi algemado e conduzido para fora de sua residência.

Além disso, o ministério aumentou a capacidade de detenção para acima de 2,2 mil lugares, para acomodar os imigrantes.

Leia mais: “Justiça do Reino Unido absolve Greta de acusação de ‘desordem pública'”

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Rubens Bussacos
    Rubens Bussacos

    Ao invés de mandar para Runda, manda pra Genebra, sede da ONU, cidade riquíssima, lindas praças, qualidade de vida perfeita para os pobres imigrantes indefesos.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade