A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) afirmou à Reuters neste sábado, 28, que acompanha de perto os desdobramentos dos ataques ao Irã promovidos por Estados Unidos (EUA) e Israel. A declaração partiu do porta-voz da aliança militar.
- EUA e Israel lançam bombas em ofensiva conjunta contra o Irã
- Netanyahu: ‘Irã não deve ter permissão para armas nucleares
- Irã responde com mísseis e drones a ofensivas de EUA e Israel
- Aiatolá Khamenei é alvo dos ataques de Israel e EUA
- Brasil condena ataques dos EUA e Israel ao Irã
- Ministro da Defesa e chefe da Guarda Revolucionária do Irã foram mortos, diz agência
Segundo a Otan, o monitoramento envolve tanto a ofensiva inicial quanto os possíveis reflexos regionais. A organização não indicou, até o momento, qualquer mobilização adicional de tropas.
Receba nossas atualizações
Os ataques ao Irã ocorreram na madrugada deste sábado e atingiram alvos militares descritos por Washington e Tel Aviv como estratégicos. As duas potências classificaram a operação como coordenada.
Leia mais: “Irã fica com espaço aéreo vazio depois de ataques de EUA e Israel“
O governo americano informou que utilizou meios aéreos e marítimos na ofensiva. O presidente Donald Trump declarou que a ação busca proteger interesses de segurança dos EUA e aliados.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que a operação pretende neutralizar ameaças atribuídas ao regime iraniano.
Ataques ao Irã ampliam tensão regional
Teerã respondeu com lançamento de mísseis contra Israel e contra instalações americanas no Golfo, segundo autoridades locais e agências internacionais. Sistemas de defesa aérea israelenses entraram em operação.
A escalada levou ao fechamento temporário do espaço aéreo israelense e à suspensão de atividades em diferentes regiões. Países vizinhos elevaram o nível de alerta.
Leia mais: “Primeiras imagens mostram ataques de Israel e EUA ao Irã“
Os ataques ao Irã ocorrem em meio a impasse nas negociações sobre o programa nuclear iraniano.
Leia mais: “Líderes europeus reagem ao ataque ao Irã“
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.