publicidade
Mundo

La Niña, que costuma reduzir o calor no planeta, deve atrasar

Órgão de meteorologia da ONU revisou a projeção anterior sobre a chegada do fenômeno

El Niño | O La Niña é caracterizado pelo esfriamento das águas do Pacífico | Foto: Reprodução/Pexels
O La Niña é caracterizado pelo esfriamento das águas do Pacífico | Foto: Reprodução/Pexels

Um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) revisou as previsões e revelou que o fenômeno climático La Niña, que normalmente traz temperaturas mais baixas, pode ser adiado e não chegar no fim deste ano, como previsto anteriormente. A revisão foi divulgada na quarta-feira 12.

A probabilidade de que as condições neutras atuais — ou seja, sem os fenômenos climáticos El Niño e La Niña — deem lugar a um episódio de La Niña é agora de 55% para o período de setembro a novembro de 2024, informou a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Receba nossas atualizações

Em sua previsão anterior, em junho, a OMM havia estimado uma probabilidade de 60% de o fenômeno ocorrer em julho-setembro e uma chance de 70% em agosto-novembro.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Como age o La Niña

O fenômeno causa um resfriamento das temperaturas da superfície do Oceano Pacífico, especialmente nas porções equatorial central e oriental. Esse fenômeno está associado a mudanças na circulação atmosférica tropical, com ventos e precipitação.

No entanto, os efeitos precisos variam de acordo com a intensidade, a duração e a época do ano em que o fenômeno ocorre, bem como o local onde ele ocorre e a interação com outros fenômenos climáticos.

+ ‘Aquecimento global’: climatologista desconstrói narrativa

De acordo com a OMM, uma defensora da tese de que há aquecimento global e de que ele é causado pela ação humana, afirmou que El Niño e La Niña “estão ocorrendo agora no contexto da mudança climática induzida pelo homem”, que está aumentando as temperaturas e causando condições climáticas extremas.


Redação Oeste, com informações da Agência Estado

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.