publicidade
Mundo

Justiça dos EUA: YouTube deve pagar US$ 22 milhões a Trump

Caso envolve a remoção de contas do líder norte-americano e de seus apoiadores relacionadas à invasão do Capitólio

À esquerda, do presidente dos EUA, Donald Trump; à direita, logotipo do YouTube
À esquerda, do presidente dos EUA, Donald Trump; à direita, logotipo do YouTube | Fotos: Divulgação/Casa Branca e Reprodução/Internet

Depois de quase quatro anos de discussões judiciais, a Alphabet concordou em indenizar o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seus apoiadores por remoções de contas no YouTube relacionadas à invasão do Capitólio, ocorrida em 6 de janeiro de 2021.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

O acordo, registrado no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte da Califórnia nesta segunda-feira, 29, prevê o pagamento de US$ 24,5 milhões. Desse total, US$ 22 milhões se destinam especificamente a Trump, de acordo com informações do jornal The New York Times e da agência Reuters.

Trump afirma que vai realizar doação

O presidente dos EUA, Donald Trump, participa de uma reunião com o presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, no Salão Oval, na Casa Branca, em Washington, D.C. - 25/8/2025 | Foto: Brian Snyder/Reuters
O presidente dos EUA, Donald Trump, participa de uma reunião com o presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, no Salão Oval, na Casa Branca, em Washington, D.C. – 25/8/2025 | Foto: Brian Snyder/Reuters

O valor restante, US$ 2,5 milhões, será dividido entre outros reclamantes do processo, incluindo a União Conservadora Americana. Trump informou que vai destinar a quantia que receber ao Trust for the National Mall, organização sem fins lucrativos responsável por um projeto de salão de baile de US$ 200 milhões na Casa Branca.

A suspensão de Trump e seus apoiadores de diversas plataformas digitais depois dos eventos do Capitólio levou a contestações judiciais. Em janeiro, a Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, concordou em pagar US$ 25 milhões ao presidente norte-americano.

Leia também: “A ONU e Lula continuam os mesmo. Trump e o mundo, não!”, artigo de Adalberto Piotto publicado na Edição 289 da Revista Oeste

Já no mês seguinte, o X acertou uma indenização de cerca de US$ 10 milhões, depois de ocorrer a reativação da conta do republicano por parte do empresário e então novo dono da rede, Elon Musk, em 2022. Tanto o YouTube quanto a Meta reativaram as contas de Donald Trump em 2023.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Jocelio de Abreu e Silva
    Jocelio de Abreu e Silva

    Ainda existe justiça humana no mundo. Embora a divina, seja permanente.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade