O candidato de direita José Antonio Kast venceu Jeannette Jara no segundo turno e foi eleito presidente do Chile neste domingo, 14. Com 83% das urnas apuradas, Kast aparece com 58% dos votos, mais de 6 milhões, enquanto Jara soma 41%, cerca de 4 milhões de votos, cenário considerado irreversível ainda com a contagem em andamento.
O resultado consagra a terceira tentativa de Kast de chegar ao Palácio La Moneda. Fundador do Partido Republicano, ele construiu sua campanha com foco em três eixos centrais: segurança pública, geração de empregos e controle das fronteiras. O desempenho eleitoral também se refletiu no Congresso, onde seu partido passa a contar com 31 deputados e cinco senadores.
Receba nossas atualizações
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Ao longo do segundo turno, o candidato conservador conseguiu reunir o apoio de diferentes forças da oposição, como partidos da direita tradicional e grupos de centro. Mesmo sem maioria própria no Congresso, sua base parlamentar foi ampliada em relação à legislatura anterior, o que tende a influenciar a relação do Executivo com o Legislativo.
“Vamos restabelecer a lei e o respeito à lei”, disse Kast, já na condição de presidente eleito.
Jeannette, por sua vez, chegou ao segundo turno depois de liderar a primeira votação, mas não conseguiu manter a vantagem na etapa decisiva. No primeiro turno, realizado em novembro, ela havia obtido cerca de 27% dos votos, contra aproximadamente 24% de Kast. No confronto direto, porém, o candidato conservador ampliou significativamente seu desempenho e venceu em todas as regiões do país.

Kast tomará posse como presidente do Chile em março
A posse está prevista para 11 de março, quando o atual presidente, Gabriel Boric, fará a transferência do cargo. Até lá, a principal missão do presidente eleito será definir a equipe que conduzirá o começo do novo governo. A expectativa é que os nomes do primeiro gabinete sejam anunciados a partir da segunda quinzena de janeiro.
No dia da votação, Kast compareceu às urnas acompanhado da mulher, María Pía Adriasola, e passou o restante da manhã em sua residência, antes de seguir para o comando de campanha, onde acompanhou a apuração ao lado de aliados.
Leia também: “A esquerda está nua”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 272 da Revista Oeste









































Nosso país precisa do mossad para resolver algumas coisas
O POVO brasileiro, cuja indolência e mau caráter de cerca 30% …os tais BOSTILEIROS…devem ter em MENTE…apascentado que NÓS TEMOS de tomar as atitudes para com o BRASIL ou BOSTIL..conforme a paciência de cada um com essa MERD@ de país..
NÃO será os EUA…não será a Fake China! Se os EUA perceberem que o povo não tá nem aí…não está à fins de BRIGAR pra valer por sua liberdade…ligam o F@DAsse.
É assim no Oriente médio e África…não será diferente com a AL. E ELES ESTÃO CERTINHOS!!
Colocar sangue de soldados norte americanos na Venezuela que o povo idiota apoiou o Hugo Chaves…
Xandinho custou ao BOSTIL…nossas terras raras…xandinho e a elite nojenta negociando nossos recursos naturais na bacia das almas, por SER um REGIME GOLPISTA E adeptos do NARCOESTADO Terrorista.
O BOSTIL tem 27 universidades federais e outras dezenas estaduais…tudo para gente imbecilidade WOKE!
Não consegue nem minerar Terras Raras….nao temos tecnologia…então é melhor salvar a família faccionada de xandinho et caterva da farinha lima….
Poderíamos ter negociado uma TMSC aqui…mas resolvemos gastar diplomacia para salvar um doente mental golpista e fraudador de processos eleitorais…
Brasil Cansa!
Viva SILVIO NAVARRO!!
Outra vítima da covardia …dos falsos…dos hipocritas…enfim…Dos bostileiros
Guzzo se revirando no túmulo…Diretor Perpétuo!
CHILE MOSTRANDO COERÈNCIA !
FALTA VENEZUELA , COLOMBIA …BRASIL !
Aqui, se as “Infalíveis Urnas Eletrônicas” não entrarem em ação, e se a campanha política for feita com liberdade, tudo leva a crer, que acontecerá a mesma coisa, a volta direita ao poder….
Espero que os brasileiros vejam e aprendam com os chilenos. Parabéns, Chile, tirou o atraso do governo 👏👏💪💪🇨🇱🇨🇱
Parabéns ao povo chileno que conseguiu recuperar a sensatez depois de escolher a esquerda para governá-lo. Queira Deus que o Brasil possa fazer o mesmo, se ainda tiver tempo e condições para isso.