Os italianos com seguro-desemprego que recusarem ofertas razoáveis de emprego terão os pagamentos da previdência social revogados. Foi isso que anunciou a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, nesta semana, ao apresentar o Orçamento para 2023. No cargo há um mês, a governante, de direita, acredita que o Estado deve garantir renda apenas a quem não pode trabalhar, e não a quem simplesmente não quer trabalhar.
De acordo com números divulgados pela imprensa internacional, cerca de 3,5 milhões de italianos desempregados recebem € 780 por mês (R$ 4,4 mil), o que perfaz mais de € 2,7 bilhões (R$ 15 bilhões) de gastos mensais do governo. Essa renda foi introduzida pelos governos anteriores, que tinham o apoio do Movimento Cinco Estrelas (M5S), de esquerda, e esteve no poder entre 2018 e 2021.
Receba nossas atualizações
Segundo a imprensa, Giorgia afirmou que o pagamento, distribuído generalizadamente, sem critérios, “recompensa a preguiça” e permite muitos excessos. Por isso, uma das condições será retirar o benefício de quem recusar oferta de emprego razoável.
Na terça-feira 22, ao anunciar o Orçamento do ano que vem, a primeira-ministra afirmou que era errado “colocar as pessoas que podem trabalhar no mesmo nível daquelas que não podem”. “A vontade do governo é proteger quem não pode trabalhar: os deficientes, os idosos, as famílias sem rendimentos com menores dependentes, e vamos acrescentar as grávidas”, declarou. “Para quem está em condições de trabalhar, o Rendimento de Cidadania será extinto no fim do próximo ano.”
Giorgia também disse que o benefício não poderá ser recebido por mais de oito meses seguidos e outra condição será “a obrigatoriedade de presença em território nacional para quem aufere o rendimento”. O sistema de benefícios aos desempregados deve passar por uma revisão no início de 2024.
Orçamento para 2023
Quanto ao Orçamento, o governo italiano está prevendo corte de impostos para autônomos e empregados e aumento da alíquota para as empresas de energia, de 25% para 35%. Alguns produtos considerados essenciais, como itens higiênicos e para bebês, também terão corte de impostos.
O novo governo também reduziu de 64 para 62 anos a idade com que os cidadãos podem sacar suas aposentadorias, desde que tenham pago contribuições em pelo menos 41 anos.
Relacionadas
Giorgia Meloni faz discurso no Parlamento contra imigração ilegal e pró-UE
Giorgia Meloni toma posse na Itália
Giorgia Meloni a Macron: ‘Não dê lição de moral à Itália’
Ela pode se candidatar no Brasil? kkkk
Se as coisas continuarem assim mundo afora poderemos correr o sério risco de assistirmos a aumentos nos gastos públicos com saúde com gente que se receber o impacto de uma carteira de trabalho arremessada em sua direção pode desenvolver lesão no ponto de contato com o corpo e , por vezes, até gangrena e , se na cabeça , concussão cerebral.
Perfeito, ela está no caminho certo.
Gostei muito do comentário que acaba de criar auxílio doença e aposentadoria por invalidez decorrente de acidente com “carteira de trabalho” kkkkk
Temos que “copiar” esta lei e aplicá-la aqui, no Brasil. Temos muitos salafrários pegando este dinheiro e indo “trabalhar” de SEM TERRA ou SEM TETO. Perguntem ao Boulos.
Meloni é a melhor hahahahha, finalmente a farra dos pseudo “refugiados” vai acabar KKKKKKKKKKKKKKKK
agora eles vão ter que encontrar outro lugar para parasitar, criar bateria, roubar, e estuprar
VIVA A ITALIA!
Baderna*
Muitos “refugiados” vão ter que trabalhar de verdade, e logo vão se refugiar em outro país de otários que aceitam trabalhar todos os dias da semana para que estrangeiros possam ficar sem fazer nada.
E eu achando que esses ABSURDOS só aconteciam no Brasil..
Será que os seres humanos pararam de raciocinar???😒🙈
É feio é bobo sermos honestos no mundo de hoje viu….
PARABENS, MULHER DE CORAGEM.
Será o maior êxodo da história italiana moderna. Vários parasitas vão migrar para outros hospedeiros.
Essa primeira ministra é um sonho!
Finalmente alguém com coerencia e coragem!
Vai matar a esquerdalha de fome. A esquerda quer viver sem trabalhar e encher o saco de quem labuta.
Um exemplo a ser seguido.
O Brasil precisa de umas 5 mulheres como essa no nosso congresso!! As que temos sao um monte de frouxas, pau-mandadas do Dilmo.
Uma enorme parte dos cãonhotos comunas vagabundos piram com isso, querem viver acomodados mamando nas tetas dos cofres públicos sem trabalhar.