publicidade
Mundo

Irã anuncia reabertura de aeroportos

Retomada gradual dos voos ocorre em meio à indefinição sobre novas negociações com os Estados Unidos

Bandeira do Irã
A decisão encerra semanas de fechamento motivado pelo conflito com Estados Unidos e Israel | Foto: Reprodução/X

A Autoridade de Aviação Civil do Irã anunciou, nesta segunda-feira, 20, a reabertura dos dois principais aeroportos do país. O governo também confirmou a retomada das operações em outros dez terminais a partir do próximo sábado.

Os dois aeroportos reabertos hoje são Imã Khomeini e Mehrabad. Eles estão localizados em Teerã, capital do país persa.

Receba nossas atualizações

A decisão encerra semanas de fechamento motivado pelo conflito com Estados Unidos e Israel e ocorre em meio a tensões que envolvem a continuidade do acordo de cessar-fogo firmado no início de abril.

Novas negociações entre Irã e EUA

O cessar-fogo entre Teerã e Washington expira na quarta-feira 22. A trégua enfrenta incertezas diante da ausência de avanços nas negociações diplomáticas.

No domingo 19, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o envio de representantes ao Paquistão. A medida busca abrir nova rodada de negociações entre os países.

Leia também: “Trump endurece discurso contra o Irã

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baqaei, descartou avanços imediatos. Durante coletiva nesta segunda-feira, 20, ele afirmou não haver previsão de novos encontros diplomáticos.

“Até o momento, não temos planos para uma próxima rodada de negociações”, declarou Baqaei. “Não acreditamos em prazos nem ultimatos para garantir os interesses nacionais do Irã.”

A declaração ocorre em meio a tensões recentes que envolvem a apreensão de um navio iraniano pelo governo norte-americano e ataques do Irã a embarcações no Estreito de Ormuz.

O período de trégua registra instabilidade desde sua implementação. Entre os pontos sensíveis está a reabertura do Estreito de Ormuz, rota estratégica para o petróleo global.

O governo iraniano criticou o que classificou como exigências excessivas por parte dos Estados Unidos.

Para um cessar-fogo permanente no conflito, o governo Trump apresentou como condição principal que o Irã assuma um compromisso formal e verificável de não desenvolver armas nucleares.

+Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade