O governo dos Estados Unidos anunciou neste sábado, 17, a imposição de sanções contra um alto funcionário da Nicarágua acusado de envolvimento em violações de direitos humanos.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Receba nossas atualizações
O secretário de Estado, Marco Rubio, informou que o país passou a restringir a entrada do vice-ministro do Interior, Luis Roberto Cañas Novoa, por sua atuação no governo do presidente Daniel Ortega.
A medida impede que o funcionário e seus familiares entrem em território americano. Segundo o Departamento de Estado, a decisão se baseia em legislação que permite punir autoridades estrangeiras envolvidas em corrupção ou abusos de direitos humanos.
Sanções marcam novo movimento dos EUA contra Nicarágua
De acordo com o governo americano, a sanção ocorre em meio a acusações recorrentes contra o regime de Ortega e da vice-presidente Rosario Murillo.
Washington afirma que autoridades nicaraguenses participaram de prisões arbitrárias, tortura e mortes fora do sistema judicial desde as manifestações iniciadas em 2018. Estimativas indicam que mais de 300 pessoas morreram durante a repressão aos protestos.
Leia mais: “Governados pela esquerda, Brasil, Espanha e México anunciam ajuda à ditadura de Cuba”
O governo dos Estados Unidos também citou relatórios de organismos internacionais que apontam para um padrão de repressão contra opositores políticos e setores da sociedade civil.
As autoridades da Nicarágua rejeitam essas acusações e afirmam que as ações fazem parte da manutenção da ordem interna.
Pressão internacional tem aumentado
A sanção anunciada neste sábado integra uma série de medidas recentes adotadas pelos Estados Unidos contra integrantes do governo nicaraguense.
Nos últimos meses, Washington também aplicou restrições a outros funcionários e a empresas ligadas ao setor de mineração, citados como fonte de financiamento do regime.
Segundo o Departamento de Estado, as ações fazem parte de uma estratégia para responsabilizar autoridades por violações e ampliar a pressão diplomática sobre o país.
Até o momento, o governo da Nicarágua não comentou oficialmente a nova sanção.
Leia mais: “EUA impõem sanções a autoridades e empresas ligadas ao regime da Nicarágua”
Lamento a retirada das sanções, sobre nossos homens de bem.🥴🤮