publicidade
Mundo

EUA sancionam autoridade da Nicarágua por violação de direitos humanos

Medida atinge vice-ministro do Interior e impede entrada dele e de familiares no país

bandeira da nicarágua
Bandeira da Nicarágua; governo do país é alvo de sanções dos Estados Unidos por violações de direitos humanos | Foto: Reprodução/Freepik

O governo dos Estados Unidos anunciou neste sábado, 17, a imposição de sanções contra um alto funcionário da Nicarágua acusado de envolvimento em violações de direitos humanos.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

O secretário de Estado, Marco Rubio, informou que o país passou a restringir a entrada do vice-ministro do Interior, Luis Roberto Cañas Novoa, por sua atuação no governo do presidente Daniel Ortega.

A medida impede que o funcionário e seus familiares entrem em território americano. Segundo o Departamento de Estado, a decisão se baseia em legislação que permite punir autoridades estrangeiras envolvidas em corrupção ou abusos de direitos humanos.

Sanções marcam novo movimento dos EUA contra Nicarágua

De acordo com o governo americano, a sanção ocorre em meio a acusações recorrentes contra o regime de Ortega e da vice-presidente Rosario Murillo.

Washington afirma que autoridades nicaraguenses participaram de prisões arbitrárias, tortura e mortes fora do sistema judicial desde as manifestações iniciadas em 2018. Estimativas indicam que mais de 300 pessoas morreram durante a repressão aos protestos.

Leia mais: “Governados pela esquerda, Brasil, Espanha e México anunciam ajuda à ditadura de Cuba

O governo dos Estados Unidos também citou relatórios de organismos internacionais que apontam para um padrão de repressão contra opositores políticos e setores da sociedade civil.

As autoridades da Nicarágua rejeitam essas acusações e afirmam que as ações fazem parte da manutenção da ordem interna.

Pressão internacional tem aumentado

A sanção anunciada neste sábado integra uma série de medidas recentes adotadas pelos Estados Unidos contra integrantes do governo nicaraguense.

Nos últimos meses, Washington também aplicou restrições a outros funcionários e a empresas ligadas ao setor de mineração, citados como fonte de financiamento do regime.

Segundo o Departamento de Estado, as ações fazem parte de uma estratégia para responsabilizar autoridades por violações e ampliar a pressão diplomática sobre o país.

Até o momento, o governo da Nicarágua não comentou oficialmente a nova sanção.

Leia mais: “EUA impõem sanções a autoridades e empresas ligadas ao regime da Nicarágua

1 comentário
  1. Antonio Carlos Cavalieri DOro
    Antonio Carlos Cavalieri DOro

    Lamento a retirada das sanções, sobre nossos homens de bem.🥴🤮

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade