publicidade
Mundo

Imprensa do Oriente Médio diz que líder supremo do Irã deixou o país

Informação ainda não foi confirmada; paradeiro de Mojtaba Khamenei segue cercado de dúvidas

Mojtaba Khamenei, filho do defunto líder supremo, Ali Khamenei, eleito como seu sucessor | Foto: Tehran Times
O paradeiro de Khamenei é alvo de especulações desde que ele assumiu o comando do regime iraniano | Foto: Reprodução/Tehran Times

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

O líder supremo do Irã, Mojtaba Khamenei, estaria fora do país, segundo o jornal The Times of Israel. Desde que assumiu o cargo depois da morte de seu pai em 28 de fevereiro, Khamenei não fez aparições públicas. Mensagens atribuídas a ele seriam, na verdade, escritas por membros da Guarda Revolucionária, visando manter a imagem de controle do governo.

O líder supremo do Irã, Mojtaba Khamenei, não estaria no país, segundo uma fonte da área de segurança de Israel citada pelo canal saudita Al-Hadath. A informação foi repercutida neste domingo, 19, pelo jornal The Times of Israel.

O paradeiro de Khamenei é alvo de especulações desde que ele assumiu o comando do regime iraniano, depois da morte do pai, Ali Khamenei, em um ataque conjunto dos Estados Unidos e de Israel em 28 de fevereiro. Desde então, o novo líder supremo não fez aparições públicas, nem mesmo durante o funeral do pai.

Receba nossas atualizações

De acordo com a fonte israelense, mensagens divulgadas em nome de Khamenei seriam redigidas pelo comandante da Guarda Revolucionária, Ahmad Vahidi, ou por outros integrantes da cúpula da força militar. O objetivo seria transmitir uma imagem de estabilidade e de controle do governo, apesar das disputas internas no regime.

A suposta publicação de Mojtaba Khamenei, líder supremo do Irã

Mojtaba Khamenei, filho do defunto líder supremo, Ali Khamenei, eleito como seu sucessor | Foto: Tehran Times
Mojtaba Khamenei, filho e sucessor de Ali Khamenei como líder supremo iraniano | Foto: Reprodução/Tehran Times

Neste domingo, uma publicação atribuída a Khamenei na rede social X voltou a chamar os Estados Unidos de “Grande Satã” e afirmou que Washington percebeu que já não pode agir livremente nem dominar o Oriente Médio.

“A continuidade de sua presença tranquila e dominadora na região não passa de uma fantasia ingênua”, dizia a mensagem.

Ainda segundo o Al-Hadath, autoridades da Guarda Revolucionária estariam tentando esconder a ausência de Khamenei do país. A fonte israelense também afirmou que as divisões internas no Irã se aprofundaram e ameaçam a própria estrutura da força militar, mas não apresentou provas públicas das alegações.

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, afirmou anteriormente que ainda não havia se reunido pessoalmente com Khamenei e que apenas “poucas pessoas” teriam tido contato direto com ele.

+ Saiba mais sobre o Mundo em Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade