Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você
O Catar, em comunicado do Ministério das Relações Exteriores, condenou os ataques do Irã contra Jordânia, Bahrein e Kuwait, classificando-os como violação da soberania e do direito internacional. O ministério alertou para a escalada das tensões na região e pediu a cessação imediata de ações militares. O Kuwait também condenou os ataques, chamando-os de "criminosos" e reafirmando sua solidariedade com os países afetados, além de apoiar suas medidas para garantir segurança e estabilidade.
Em comunicado divulgado neste domingo, 19, pelo seu Ministério das Relações Exteriores, o Catar se alinhou ao Kuwait e aos Emirados Árabes Unidos e condenou, “nos termos mais enérgicos”, os ataques realizados pelo Irã contra os territórios da Jordânia, do Bahrein e do Kuwait.
O texto classifica as ofensivas iranianas como “violação flagrante da soberania e da integridade territorial dos países atingidos”. Também definiu a situação como “violação evidente do direito internacional, da Carta das Nações Unidas e dos princípios de boa vizinhança”.
Receba nossas atualizações
Segundo a pasta catari, a continuidade dos ataques representa uma “escalada perigosa”. De acordo com a diplomacia do país, isso dificultará os esforços para conter as tensões e enfraquecerá iniciativas voltadas a alcançar segurança e estabilidade na região do Oriente Médio.
+ Entenda como funciona a geopolítica mundial no guia de Oeste
“O ministério destaca a necessidade de uma cessação imediata e completa de todas as ações militares e ataques que ameacem a segurança e a estabilidade da região”, afirmou o órgão do Catar. “Evitar quaisquer ações que possam ampliar o alcance da escalada, de um retorno genuíno ao diálogo e às negociações e do cumprimento dos entendimentos alcançados por meio de esforços diplomáticos.”
Kuwait chama ações do Irã de “criminosas”
Horas antes, o Ministério das Relações Exteriores do Kuwait havia adotado postura similar ao do Catar. O país condenou os ataques do Irã ao Bahrein e à Jordânia. As ações foram classificou como criminosas.
“O Ministério das Relações Exteriores expressa a condenação do Estado do Kuwait e sua forte repulsa aos ataques criminosos iranianos que visaram hoje o Reino do Bahrein e o Reino Hachemita da Jordânia”, afirmou a pasta. “Os dois países irmãos.”
De acordo com o governo do Kuwait, as ofensivas iranianas foram “uma flagrante violação” da soberania e integridade territorial das duas nações, assim como uma infração ao Direito Internacional, à Carta das Nações Unidas e à Resolução 2.817 do Conselho de Segurança.
Pelas redes sociais, a agência de notícias Fars, do Irã, divulgou vídeo de um dos ataques promovidos neste fim de semana no Oriente Médio.
Iranian Army Drones Strike Two Key US Military Bases in Kuwaithttps://t.co/bFjiJSY1re pic.twitter.com/wNpKwuqsjr
— Fars News Agency (@EnglishFars) July 19, 2026
Leia também: “Fã clube dos aiatolás é uma grande vergonha para Londres”, artigo de Brendan O’Neill, da Spiked, publicado na Edição 309 da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Essa conversa de “condenar” e nada fazer, já encheu o saco. Pura hipocrisia. Bananas.
Essa conversa de “condenar” e nada fazer, já encheo o saco. Pura hipocrisia.
O Irã toca o terror no Oriente Médio. Enquanto o regime teocrático fanático e sanguinário do Irã existir, não haverá paz na região. Todos os países da região deveriam se unir a Israel e EUA para destituir o regime iraniano atual, libertar o seu povo do jugo teocrático e deixar que o povo iraniano escolha um destino democrático, o único que ainda respeita a pessoa humana.