publicidade
Mundo

EUA citam ligação entre PCC e Hezbollah para enquadrar facção como terrorista

Autoridade americana cita atuação na Tríplice Fronteira e financiamento ao grupo libanês para defender classificação

Os presidentes Donald Trump e Lula da Silva durante encontro na Malásia, nesta segunda-feira, 27 | Foto: Reprodução/Twitter/X
Lula e Donald Trump durante encontro bilateral; governo dos EUA discute classificar o PCC como organização terrorista | Foto: Reprodução/X

Equipes do Departamento de Guerra dos Estados Unidos usam uma suposta conexão entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o grupo terrorista libanês Hezbollah para justificar que a facção brasileira seja classificada como organização terrorista. Autoridades norte-americanas também discutem a inclusão do Comando Vermelho (CV) na mesma categoria. A informação foi é do jornalista Octavio Guedes, da GloboNews.

O principal defensor da tese é Joseph Humire, subsecretário-adjunto de Defesa para o Hemisfério Ocidental. Ele apresentou o argumento durante audiência no Congresso norte-americano em 2018, ainda no primeiro governo de Donald Trump.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Humire afirmou que o PCC possui “ligações comprovadas” com o Hezbollah. O representante do governo norte-americano colocou a facção brasileira na mesma lista de organizações criminosas latino-americanas com conexões com o grupo libanês. Também aparecem nessa relação o cartel mexicano Los Zetas e a organização colombiana La Oficina de Envigado.

Autoridades dos EUA citam atuação do PCC na Tríplice Fronteira

Humire citou a região da Tríplice Fronteira — onde se encontram Brasil, Argentina e Paraguai — como um ponto histórico de encontro entre crime organizado e redes terroristas. Segundo ele, autoridades norte-americanas sancionaram 11 pessoas que vivem no Brasil e no Paraguai por financiar o Hezbollah.

Esses indivíduos abriram ao menos 18 empresas nos dois países, mesmo depois das punições impostas pelo Departamento do Tesouro dos EUA.

Leia mais: “ONU acusa Rússia de cometer crime contra humanidade por deportação de crianças ucranianas

O subsecretário afirmou que a cooperação entre organizações criminosas e grupos terroristas não se limita à lavagem de dinheiro.

Ele mencionou também compartilhamento de áreas de operação, troca de informações de inteligência e uso de táticas semelhantes.

Obstáculos legais

Humire criticou a capacidade de repressão ao terrorismo na América Latina. Na avaliação dele, instituições frágeis, corrupção elevada e fronteiras pouco controladas favorecem o crescimento do crime organizado.

O subsecretário reconheceu que vários países da região possuem leis antiterrorismo, mas, mesmo assim, afirmou que a ausência de reconhecimento formal do Hezbollah como organização terrorista limita a aplicação dessas normas. Ele citou o caso de um integrante do Hezbollah preso no Peru, em 2014, que inicialmente foi absolvido pela Justiça.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou por telefone com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, na noite do domingo 8. Os dois discutiram a hipótese de Washington classificar facções brasileiras, como o PCC e o CV, como organizações terroristas estrangeiras.

Diplomatas afirmam que há receio de que Washington utilize o combate ao narcotráfico e a rotulação de grupos como terroristas para justificar operações militares na região.

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. MC75
    MC75

    A batata do chefe da quadrilha, ladrão de 9 dedos, e capo da bananalândia, está assando! Espero que seja breve, para que este maldito não cause mais mal, e vergonha, ao país.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.