publicidade
Mundo

EUA abatem duas embarcações a serviço do tráfico no Pacífico

Segundo o governo norte-americano, 5 traficantes morreram durante as operações realizadas neste sábado, 11

Embarcação trafega pelo Pacífico instantes antes de ser atingida por forças do EUA | Foto: Reprodução/X
Embarcação trafega pelo Pacífico instantes antes de ser atingida por forças do EUA | Foto: Reprodução/X

As Forças Armadas dos EUA atacaram duas embarcações ligadas ao narcotráfico que trafegavam pelo Oceano Pacífico Oriental neste sábado, 11. Cinco traficantes morreram, segundo informou o Comando Sul em postagem no X.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

“A força-tarefa conjunta Lança do Sul realizou dois ataques cinéticos letais contra dois navios operados por organizações terroristas designadas”, informou o Comando Sul. “A inteligência confirmou que os navios estavam transitando por rotas conhecidas de narcotráfico no Pacífico Oriental e estavam envolvidos em operações de narcotráfico.”

Segundo o comunicado, no primeiro ataque, dois traficantes foram mortos e um sobreviveu. No segundo bombardeio, os três tripulantes da embarcação morreram. “Depois dos confrontos, o Comando Sul notificou imediatamente a Guarda Costeira dos EUA para ativar o sistema de busca e resgate para o sobrevivente”, relataram as Forças Armadas. Nenhum norte-americano ficou ferido nos ataques.

Os dois novos ataques elevam para pelo menos 168 o número de mortos em operações contra o narcotráfico na região desde setembro, quando o governo de Donald Trump passou a mirar os narcoterroristas que levam drogas aos EUA.

+ Ação dos EUA no Pacífico neutraliza 6 traficantes

Trump declarou que os EUA estão em conflito armado com cartéis latino-americanos e justificou os ataques como forma de conter o fluxo de drogas e overdoses fatais. As operações continuam na América Latina mesmo com o foco militar dos EUA no Oriente Médio.

Também com o objetivo de frear o tráfico para os EUA, o governo de Trump capturou o então ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, em uma operação em 3 de janeiro. Maduro e sua mulher, Cilia Flores, estão presos em Nova York e aguardam julgamento. Eles são acusados, entre outros crimes, de tráfico internacional de drogas. Sobrinhos de Cilia foram presos por tráfico internacional de drogas em 2015 e são alvo de ações na Justiça dos EUA.

Leia também: Qual era o papel de Cilia Flores na ditadura da Venezuela

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. David S
    David S

    Coitadinhos, mais 5 vítimas da sociedade que foram para o…

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.