publicidade
Mundo

China impõe sanções para asfixiar economia australiana

Vinho entrou na mira dos comunistas

partido comunista da china
O presidente da China, Xi Jinping | Foto: DIVULGAÇÃO/CREATIVE COMMONS

Vinho entrou na mira dos comunistas

china impõe sanções para
O presidente da China, Xi Jinping | Foto: Divulgação/Creative Commons

Na sexta-feira 27, o Partido Comunista da China impôs sanções, na forma de tributos de importação de 212%, ao vinho australiano para retaliar o governo do primeiro-ministro Scott Morisson. Os chineses sustentam que empresas do setor estariam praticando dumping (prática de mercado em que companhias vendem produtos por preços muito abaixo do valor justo). E, dessa forma, a indústria chinesa atuante nessa área teria sido prejudicada.

Receba nossas atualizações

Contudo, o governo comunista não mostrou evidências da suposta deslealdade às regras de mercado cometida pelo país, garante a gestão de Scott Morisson. “É um golpe devastador para as empresas que negociam com a China na indústria do vinho”, declarou o ministro australiano do Comércio, Simon Birmingham, em uma entrevista coletiva. “A medida é injustificada e sem evidências”, acrescentou o político.

Em março deste ano, o primeiro-ministro Scott Morisson defendeu publicamente a ideia de que nações democráticas investiguem se os chineses instrumentalizaram o novo coronavírus para ganhar dinheiro. Desde então, os comunistas têm atacado setores estratégicos da economia australiana. A lista de produtos com sanções inclui cevada, carne bovina, carvão, cobre, algodão, lagostas, açúcar, madeira, trigo e lã.

Leia também: “Chegou a hora de enfrentar a China — e a Rússia”, artigo de Bruno Garschagen publicado na edição n° 18 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

15 comentários
  1. China formaliza prisão de jornalista australiana – Farol.News
    China formaliza prisão de jornalista australiana – Farol.News

    […] Cheng foi presa num momento em que as tensões entre a China e a Austrália se elevaram. Espera-se que a temperatura continue alta. As relações diplomáticas se deterioraram no início de 2020, depois de um pedido de Canberra (capital da Austrália) para uma investigação internacional sobre a origem do novo coronavírus, detectado pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan. Além disso, a Austrália critica Pequim por influência crescente na região Ásia-Pacífico e interferências no cotidiano dos australianos, como sanções ao vinho e demais produtos do país. […]

  2. Ricardo
    Ricardo

    Vovó já ensinava: – Meu filho, nunca coloque todos os ovos em uma só cesta! O país que coloca a maior parte de sua economia nas mãos de um único “cliente” com toda certeza aprenderá a lição da Vovó!

  3. Ricardo A T Lanna
    Ricardo A T Lanna

    Ótimo artigo!
    Quem acompanha esse assunto sabe que é isto que a China fará para tentar calar todos os países que levantarem essa questão do Covid-19. O que ela está fazendo com a Austrália é só o começo. Mas a China tem um calcanhar de Aquiles: tem um sérios problemas de segurança alimentar e depende muito de países fornecedores de produtos agropecuários. Vai forçar a barra para não expor essa fragilidade, em nível mundial.

  4. Fabricio
    Fabricio

    Olha ai importadores de vinho para o Brasil. A Austrália tem bons vinhos.

  5. PAULO CAVALLIERI
    PAULO CAVALLIERI

    China tem muito força e não é uma nação democrática. É uma ditadura com interesses expansionistas. Os países democráticos tem que se organizar e não podem ficar dependentes da china, sob pena de perderem sua soberania.

  6. rogério
    rogério

    Lendo a matéria fico com temor do futuro do nosso pais, sabemos que precisamos da China para as exportações, mas eles precisam muito mais de nós para alimentar o seu povo, e de nosso minério para sua indústria, porém, existem muitas coincidências entre Brasil e Austrália quando se fala em China. O Governo Chinês vem comprando dos Australianos assim como no Brasil, parte das empresas geradoras de energia, vem adquirindo à anos as concessões de portos, e sua infraestrura rodoviária e ferroviária, além da total dependência na exportação dos produtos como carne e minério. Como vemos na Austrália, os chineses tem o poder hoje de comprometer a economia de um pais, exigindo que obedeçam as suas “determinações” sob pena de asfixia econômica. Fico pensando, se der certo a teoria dos “extremos” nas eleições de 2022, e um dos ditos pacificadores como Moro, Dória, Luciano Huck, ou qualquer outro salvador da pátria, ligado ao PSDB e seus partidos satélites vencerem as eleições, como vimos agora em 2020, o Brasil será entregue de vez, e se curvará as exigência do pais comunistas.

  7. Érico Borowsky
    Érico Borowsky

    Empresas confiaram nos chineses em busca
    de maior lucro e aí está a situação.

    1. alfredo
      alfredo

      O “Lucro acima de tudo”. Eis o resultado. Todo o ocidente vai comer nas mãos dos comedores de morcego. Queria que estatizassem todas as grandes multinacionais que estão instaladas lá, utilizando mão de barata. Esses CEOs de m… só pensam naquilo. A partir de agora vamos vivenciar na carne, literalmente, o doce sabor da “democracia” chinesa. Até um pijama Hering, que comprei pra meu filho, é feito na China. UMA VERGONHA!!!!

  8. Walter Bastos Von Bruck Lacerda
    Walter Bastos Von Bruck Lacerda

    Parece piada, ….. a maior ditadura do mundo, protecionista, que pratica capitalismo selvagem, que não tem respeito pelos direitos humanos, fazendo de conta que é justa e que respeita as regras do mercado, ……. até parece que não copia nada, não pratica realmente dumping, respeita direitos autorais em geral, e tem um sistema tributário equivalente ao ocidente, ……. é realmente ridículo e infantil, …..mas o mundo ia ter mesmo que se confrontar com essa aberração…..

  9. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    A China é o que sempre foi, faz parte de sua cultura, o domínio de novos territórios, sejam lá por que armas forem, a História está repleta disso.

    Se por um lado mantêm seu povo escravo ao serviço dos seus mais influentes membros, isso é em essência a razão e consequência do comunismo, de tê-lo reduzido em mais de 200 milhões de cidadãos, segundo estimativas a vista do Grande Salto em Frente e da Revolução Cultural, por outro lado, possibilitou a salvação de tantos outros que estariam fadados à morte, caso não abrisse espaço para o Capitalismo; o que foi se consolidando desde Nixon!

    Graças ao Capitalismo que muitos chineses obtiveram trabalho, mesmo em situações de escravidão, mas que continuaram vivos, o que também levou a China a ser a potência que é na área econômica, entretanto, o que não altera em nada sua vocação para dominar, dominar cruelmente e impiedosamente outros territórios. Tanto é que escraviza, maltrata, prende e mata cidadãos de seu próprio povo não alinhados com o seu comunismo.

  10. Brasiliano
    Brasiliano

    É preciso fugir do dragão a qualquer custo!
    Chineses são desonestos, sempre tem, segundo suas inspeções sanitárias, soja transgênica e/ou carne contaminada dentre os produtos oriundos do Brasil. No entanto, jamais se viu imagens dos produtos sendo descartados pelo Governo chinês.
    Além da manobra promover a mitigação no valor do produto brasileiro, os lotes “contaminados” ficam como bônus para os chineses.
    A hora da ruptura chegou!

    1. Eloy Noguy
      Eloy Noguy

      Esse pensamento é doentio. A sua frase inicial estampa o preconceito. “Chineses são desonestos” equivale a “Brasileiros são preguiçosos”. Se eu fosse generalizar os Australianos usando como referência aqueles com que interagi na área de engenharia, teria com certeza afirmações similares e com certeza injustas, como sempre são as generalizações.

      1. Brasiliano
        Brasiliano

        Desonesto é pouco para descrever as práticas operadas pelo governo chinês!
        O documentário American Factory , dos Obama, ilustra bem o que significará para o mundo o domínio chinês!
        E olhe que visão esquerdista dos Obama ameniza um pouco a realidade!

      2. Wumao ou exército dos 50 centavos
        Wumao ou exército dos 50 centavos

        50 centavos foram depositados em sua conta

  11. Newton Montagner
    Newton Montagner

    Quando o mundo capitalista viu a oportunidade de fazer produtos com mão de obra escrava na China e acharam que seria eterno, ledo engano, criaram um monstro e agora não tem mais jeito.

    1. Felipe
      Felipe

      Cadê o “presidente ” da China reclamando das sanções que o Trump impôs?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.