publicidade
Imprensa

Ainda aliados, Collor e TV Globo travam disputa judicial

Emissora do ex-presidente afirma à Justiça que rede da família Marinho ‘claramente abusa da boa fé’ por não renovar vínculo de 48 anos

Fernando Collor
A TV Gazeta de Alagoas, da família do ex-presidente Fernando Collor, afirmou à Justiça que a Rede Globo está abusando “da boa-fé” por não renovar o contrato com a emissora | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A TV Gazeta de Alagoas, da família do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello, afirmou à Justiça que a Rede Globo está abusando “da boa-fé” por decidir não renovar o vínculo com a emissora.

A emissora, que tem Collor como acionista majoritário, solicitou à 10ª Vara Cível de Maceió uma tutela de urgência para que a Globo seja obrigada a renovar o contrato com a emissora por mais cinco anos.

Receba nossas atualizações

O principal argumento da rede da família Marinho para o encerramento do contrato é que Collor foi condenado à prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em um esquema que utilizou a TV Gazeta na corrupção.

No dia 4 de outubro, a Globo declarou ao grupo alagoano que não tem interesse em manter a parceria.

A emissora do Rio chamou a empresa de Collor de “covarde” à Justiça por ter feito um pedido dentro da ação judicial, já que a rede da família Marinho não é credora e não tem relação com o processo.

A Globo alegou que o foro para a questão seria do Rio de Janeiro, e não o de Alagoas.

Segundo a emissora carioca, manter a parceria traria um “gravíssimo dano reputacional” ao grupo.

Fernando Collor
A Globo alegou que não quer mais renovar o contrato com a TV Gazeta devido à ondenação de Collor à prisão e não quer ter dano de reputação | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O que alega a TV de Collor sobre vínculo com a Globo

A TV Gazeta argumentou que o vínculo com a Globo é essencial para a manutenção da Organização Arnon de Mello (OAM) e representa 72% do faturamento do grupo.

Arnon de Mello, que dá nome à organização, foi pai de Collor, senador e governador de Alagoas. Ele faleceu em 1983.

De acordo com a emissora, se o contrato não for renovado, toda a OAM deve ir à falência.

A empresa afirmou que isso poderia causar a demissão em massa e calotes de mais de R$ 100 milhões em débitos renegociados com a Fazenda Nacional e com credores inscritos na recuperação judicial.

A emissora alagoana também declarou que não há “real motivo” para o fim da parceria.

O contrato da Globo com a Gazeta encerra no dia 31 de dezembro. O juiz Léo Dennisson Bezerra de Almeida aguarda parecer do Ministério Público de Alagoas sobre o caso para tomar uma decisão.

Leia as últimas notícias da Imprensa no site da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade