publicidade
Economia

Novo sistema de pagamentos, Pix começa a funcionar hoje

Trata-se de uma nova forma de transferir dinheiro instantaneamente

Para quem usa Pix no dia a dia, a promessa é de um processo mais rastreável e mais rápido quando a fraude é confirmada | Foto: Reprodução/Amirt
Para quem usa Pix no dia a dia, a promessa é de um processo mais rastreável e mais rápido quando a fraude é confirmada | Foto: Reprodução/Amirt

Trata-se de nova forma de transferir dinheiro instantaneamente

novo sistema de pagamentos
Modalidade entra no ar às 9 horas | Foto: Reprodução/Amirt

O novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), Pix, começa a funcionar nesta segunda-feira, 16. Trata-se de um aplicativo que vai transformar toda conta (corrente, poupança, de pagamento ou uma carteira digital) em um sistema de pagamentos que concorrerá com cartões e maquininhas. A partir de agora, o usuário poderá mandar dinheiro para outra pessoa ou empresa de maneira instantânea, independentemente de qual seja a instituição de recebimento. As transações poderão ser feitas a qualquer momento: 24 horas e sete dias por semana. De acordo com o BC, tudo isso ocorrerá gratuitamente para pessoas físicas e microempreendedores individuais. Por enquanto, estarão disponíveis os pagamentos entre pessoas e empresas e os pagamentos de compras e das guias de recolhimento da União, as GRUs.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Pix e ‘open banking’: entenda os novos serviços digitais dos bancos brasileiros”

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Enio Danzmann
    Enio Danzmann

    Sem dúvida, um facilitador na vida dos cidadãos. Mas, também um mecanismo de controle do Banco Central quanto à recebimentos efetuados por pessoas ou empresas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade