publicidade
Economia

Metanol: Mercado Livre restringe vendas de bebidas destiladas

A suspensão dos produtos vale apenas para anúncios publicados a partir da terça-feira 7

drinks metanol 3
Autoridades passam a investigar risco de contaminação em bebidas destiladas | Foto: Reprodução/Freepik

Com o aumento dos casos de intoxicação por metanol no Brasil, o Mercado Livre decidiu suspender temporariamente os anúncios de bebidas destiladas em sua plataforma desde terça-feira, 7. O retorno das vendas será avaliado caso a caso, depois de uma análise dos vendedores.

A medida preventiva não envolve produtos já comercializados no site e visa a reforçar a segurança dos consumidores diante da crise de saúde pública. A suspensão inclui uísque, gim, vodca, cachaça, rum, licor e aperitivo e vale apenas para anúncios publicados a partir desta terça-feira.

Receba nossas atualizações

Durante o período de restrição, apenas os vendedores oficialmente autorizados pelas fabricantes poderão republicar anúncios, seguindo listas fornecidas pelas próprias marcas. O Mercado Livre explicou que a ação é temporária e será reavaliada conforme a evolução do cenário.

Restrições e fiscalização durante a suspensão

As regras de uso do Mercado Livre já proíbem a venda de metanol, garrafas vazias, bebidas sem registro ou advertências obrigatórias, produtos acima do teor alcoólico permitido e destilados artesanais, exceto cervejas, vinhos e derivados de uva. Anúncios irregulares são removidos, e os responsáveis podem ser suspensos ou bloqueados.

Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil, declarou que a empresa acompanha com atenção os casos recentes de intoxicação por metanol no país. “Nós lamentamos a gravidade da situação, que impacta todo o comércio nacional, e estamos solidários com as pessoas afetadas”, disse Yunes. “Por isso, reforçamos a segurança de nossos clientes dentro da categoria de destilados.”

Brasil chega a 200 casos suspeitos de intoxicação por metanol

portugal - metanol - conselho federal de química
Metanol: autoridades investigam casos de suspeita de contaminação em bebidas alcoólicas destiladas | Foto: Divulgação/Conselho Federal de Química

O Ministério da Saúde anunciou que recebeu 217 notificações de intoxicação por metanol depois do consumo de bebidas alcoólicas. Desse total, 17 casos foram confirmados e 200 estão em investigação. O boletim mais recente foi divulgado pela pasta na noite da segunda-feira, 6.

O metanol é uma substância tóxica e altamente perigosa, utilizada principalmente em processos industriais, que pode causar cegueira e até morte quando ingerida.

De acordo com o levantamento, São Paulo concentra a maioria das notificações, com mais de 80% do total. No Estado, há 15 casos confirmados e 164 em investigação. Paraná registrou dois casos confirmados e quatro suspeitos.

Outros 12 Estados também apresentaram notificações em análise: Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.