publicidade
Economia

Haddad diz que BC precisa ajudar o governo

Ministro da Fazenda justificou a alta da inflação pela falta de parceria entre a política fiscal e a monetária  

Haddad BC Governo
O petista deu a declaração nesta terça-feira, 28 | Foto: Foto: Divulgação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Banco Central (BC) tem de ajudar o governo a garantir o crescimento econômico do país. O petista deu a declaração nesta terça-feira, 28.

“O Banco Central também tem de nos ajudar”, afirmou Haddad. “É um organismo que tem dois braços, um ajudando ao outro. Sempre insisto nessa tese, pois dá a impressão de que um é espectador do outro. E não é assim que a política econômica tem de funcionar. São dois lados ativos, concorrendo para o mesmo propósito, que é garantir crescimento com baixa inflação.”

Receba nossas atualizações

O posicionamento de Haddad ocorreu depois que o BC informou, durante a manhã, que a inflação brasileira é resultado de mais dinheiro injetado na economia. E que seu controle requer paciência e serenidade.

Respondendo ao Comitê de Política Monetária (Copom), Haddad justificou que só é possível obter crescimento econômico caso haja a harmonização da política fiscal, que cabe à Fazenda, com a política monetária, responsabilidade do BC.

O Copom informou que houve um aumento de gastos públicos para custear programas de transferência de renda e recompor o orçamento de áreas como a saúde e a educação.

A gestão do presidente do BC, Roberto Campos Neto, tem sido alvo de diversas críticas de apoiadores do governo Lula. Os petistas atacam principalmente a independência da instituição financeira e o valor da taxa de juros.

Relacionadas

Leia mais sobre:

0 comentários
  1. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    Leia-se roubar junto com o GOVERNO. Esse PT, P SOL, PC do B e puxadinhos querem afundar a pouca dignidade de alguns bons para o Brasil!

  2. LUIZ MARQUES BARRETO
    LUIZ MARQUES BARRETO

    O Banco Central não foi criado para ajudar o governo e, sim, ao Brasil.

  3. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Kkk… Parece que o coitado só leu Histórias da Carochinha.

  4. Edson TC
    Edson TC

    Se analisar tecnicamente os quase três meses de desgoverno molusco, considerando suas ações, planos e promessas, a Selic já deveria estar acima de 20%… O Banco Central está sendo muito benevolente em manter este nível que aí está, ante o total caos que está este governo (não) eleito (mas “conduzido” ao cargo).

  5. Renata Thomaz
    Renata Thomaz

    E o governo precisa parar de falar e começar a trabalhar. É para isso que trabalhamos cinco meses do ano para pagar ao governo: dar vida boa para vocês. Dilma que o diga.

  6. Jose Carlos Rodrigues Da Silva
    Jose Carlos Rodrigues Da Silva

    O governo é péssimo, então sempre colocando a culpa em outros, o PT sendo o PT.

  7. Alex Thistle
    Alex Thistle

    Haddad é um boçal nem sabe do que fala, não foi bom prefeito para SP e como ministro da economia é um desastre aéreo. Ele é tão incompetente que não conseguiria nem vender laranjas na feira.

  8. Brasileiro
    Brasileiro

    Aonde está o plano fiscal do partidão? A picanha sai ?
    Pare de comprar espaço em jornaleco a fim de panfletar asneira.
    Além do MST vão chamar o PCC para abaixar a Selic?

  9. Mara Nadia Jorge Mattos
    Mara Nadia Jorge Mattos

    Governo da gastança com 37 Ministérios uma quadrilha desqualificada , o BC está fazendo o seu papel, ainda bem. Haddad e Lula qdo se manifestam só falam asneiras. Um desgoverno total.

  10. jose angelo baracho pires
    jose angelo baracho pires

    E o que esse governo que não presta fez até hoje? 4 x 4 = 16 anos irrecuperáveis..
    ComunistEs de merdE.

  11. Eduardo
    Eduardo

    Errado. O BC tem que proteger o contribuinte desse desgoverno. Está cumprindo seu papel, por enquanto, e isso incomoda muito essa corja!

  12. Alessandro Pereira
    Alessandro Pereira

    E assim segue a cartilha, o fracasso desse fracassado é culpa dos outros

  13. WILSON LEONARDO DORIS
    WILSON LEONARDO DORIS

    O atual governo tem reclamado da TAXA SELIC DE 13,75 %.
    O que o PT NÃO CONTA é que durante os 264 meses em que esteve no governo entre JANEIRO DE 2002 e MAIO DE 2016 ocorreram 131 REUNIÕES DO Comitê de Política Monetária (COPOM), TODAS … TODAS com um Banco Central SEM AUTONOMIA.
    Dessas 131 reuniões do COPOM, em 63 delas A TAXA SELIC FOI ESTABELECIDA ACIMA DA ATUAL e em outras 41 a Taxa SELIC ficou entre 10% e 13, 50%
    Disso, a conclusão que se chega, é que o problema do Lula NÃO É A SELIC… é o Roberto Campos Neto

  14. Omar Mota
    Omar Mota

    Lá se vão 3 meses de desgoverno e nada de política fiscal. Quem não está acostumado ao trabalho, não será depois de velho que irá se acostumar.

  15. Christian
    Christian

    É simples Haddad. Façam a sua parte (que é gastar menos) que o BC fará a dele( diminuir os juros).
    Não cola pra ninguém que gasto é investimento.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade