publicidade
Economia

Empresas da Venezuela declaram petróleo como de origem brasileira para exportar para a China

Objetivo é driblar sanções impostas pelos norte-americanos

Navio-tanque, responsável pelo transporte de petróleo | Foto: Reprodução/ Gov.Br
Navio-tanque, responsável pelo transporte de petróleo | Foto: Reprodução/ Gov.Br

Petrolíferas da Venezuela passaram a manipular a origem de exportações de petróleo para driblar as sanções impostas ao país. Essa prática, chamada de spoofing, inclui alterar a localização de navios e a falsificação da origem da carga. Com isso, as embarcações parecem sair de portos brasileiros, embora estejam carregando petróleo venezuelano. As informações são da agência Reuters.

As empresas já teriam embolsado US$ 1 bilhão em embarques de petróleo — declarado de origem brasileira. Essa medida, além de reduzir os custos e o tempo de transporte, dá às empresas a possibilidade de financiamentos bancários mais vantajosos.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Petrobras descobre novo poço de petróleo na Bacia de Santos”

Desde 2019, os EUA impõem sanções às exportações de energia da Venezuela. O objetivo é cortar a receita da ditadura de Nicolás Maduro, acusado de se manter no poder com base em eleições fraudulentas.

China é o principal comprador do petróleo da Venezuela

Refinarias independentes chinesas são as principais compradoras desse petróleo. Em 2024, o país recebeu cerca de 350 mil barris por dia (bpd) da Venezuela. Entre janeiro e abril de 2025, o volume subiu para quase 465 mil bpd. A maioria dessas remessas ainda entra com registro da Malásia ou como betume misto, e menos de 10% são oficialmente declaradas como venezuelanos.

Entre julho de 2024 e março de 2025, a China importou mais de 2,5 milhões de toneladas de mistura de betume supostamente do Brasil, no valor de US$ 1,2 bilhão. A Petrobras, no entanto, afirma que o país raramente exporta esse tipo de produto.

A mistura de betume não exige cotas de importação, como o petróleo bruto. Isso facilita o envio do tipo Merey, petróleo pesado da estatal venezuelana PDVSA, muito usado por refinarias chinesas.

A maior parte da produção de petróleo e gás natural no Brasil é proveniente dos reservatórios da camada pré-sal
A maior parte da produção de petróleo e gás natural no Brasil é proveniente dos reservatórios da camada pré-sal | Foto: Divulgação/ Petrobras

A Hangzhou Energy, intermediária da PDVSA, fretou vários navios com essa prática, segundo documentos da estatal e segundo dados do serviço de rastreamento TankerTrackers.com.

Os “benefícios” da fraude no petróleo

A Reuters informou que a falsificação foi relatada por três negociadores. O TankerTrackers.com identificou esse padrão com base em dados marítimos, imagens de satélite e fotos da costa.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

O governo da China, a PDVSA, o ministério do Petróleo da Venezuela e o governo brasileiro não comentaram o caso.

Leia também:

Leia mais sobre:

8 comentários
  1. Paulo César da Conceição
    Paulo César da Conceição

    Em breve virão as sanções americanas sobre o Brasil. Governo maldito!

  2. Lauro Patzer
    Lauro Patzer

    Mais uma vigarice do governo que afunda em lambanças como as ditaduras.

  3. Fernando Lage
    Fernando Lage

    Se o Petróleo é documentado como Brasileiro, quem está recebendo o dinheiro pago pelo mesmo?
    Claro, só pode ser o Brasil.
    LULA permite isto tudo dp vai lamber o Trump por tarifas.
    É muita vadiagem juntas.

  4. Christian
    Christian

    Brasil já está dando um rim para a Venezuela.
    Quando levar a lambada dos EUA, vai ter que pedir penico.

    1. Christian
      Christian

      E com certeza alguém no Brasil está levando algo nisso…

  5. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    Bem típico de esquerdalhas. cambada de bandidos aproveitadores!

  6. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Tão esperando o quê pra fuzilar todos esses bandidos comunistas ladrões narcotraficantes genocidas terroristas brasileiros?

  7. PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    ONDE ESTÁ O GOVERNO TRUMP PARA ACABAR COM ESSA FARRA ENTRE DITADORES E CORRUPTOS E PUNIR SEVERAMENTE O GOVERNO DO DESCONDENADO????????????????????????????????

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade