publicidade
Política

Senadores criticam viagem de Lula à Rússia para encontro com ditadores

Além do petista, governantes de países como China, Venezuela e Cuba estão em Moscou durante as comemorações do Kremlin à vitória na Segunda Guerra

brasil Senadores criticam viagem de Lula à Rússia para encontro com ditadores
Os presidentes Lula (à esq) e Putin (Rússia), durante encontro em Moscou - 9/5/2025 | Foto: Alexei Nikolsky/Agência anfitriã RIA Novosti/Divulgação via Reuters

Senadores de oposição ao governo Lula repudiaram publicamente a ida do presidente à Rússia, para participar das comemorações organizadas pelo Kremlin em comemoração à vitória na Segunda Guerra Mundial. Durante a viagem, o petista se encontrou tanto com o líder russo, Vladimir Putin, quanto com ditadores de países como China, Venezuela e Cuba.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

“Lula não esconde sua admiração pela Revolução Comunista que colocou esses ditadores no poder e o povo na miséria e na fome”, escreveu o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). “É uma vergonha para o Brasil estar minimamente associado a esses criminosos. 

O senador e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil-PR) fez referência à população do Paraná, que tem cerca de 500 mil descendentes de ucranianos, ao criticar a viagem. “Falo por mim e tenho certeza que, também para eles, a conduta de Lula é ofensiva e vergonhosa.”

Moro fez menção à proximidade com a qual os governantes do Brasil e da Rússia se trataram durante a visita. “Lula, não satisfeito em ir a Moscou para aplaudir as tropas russas que invadiram a Ucrânia, abraçou calorosamente Vladimir Putin por sua própria iniciativa.”

Enquanto Lula está na Rússia, Brasil reage ao escândalo no INSS

Já o senador catarinense Jorge Seif Junior (PL-SC) contrastou a pompa da viagem ao exterior da comitiva presidencial com o contexto atual do Brasil. “Enquanto o Brasil vive uma crise grave no INSS, Lula embarca para a Rússia num dos eventos mais questionáveis do cenário internacional — onde só ditadores confirmaram presença.”

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Ayrton Flores Nunes
    Ayrton Flores Nunes

    Acho um desrespeito com parte da população brasileira, se o governo coaduna com certos regimes políticos, é mandatários , alguns os desprezam,

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade