publicidade
Economia

Campos Neto alerta sobre necessidade de Países -'abordarem a questão fiscal'

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, participou de um evento econômico no Marrocos

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto
Roberto Campos Neto | Foto: Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://valor.globo.com/financas/noticia/2023/10/10/nao-conseguimos-mais-passar-seis-meses-sem-uma-crise-diz-presidente-do-bc.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor ([email protected]). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira, 10, em evento no Marrocos, que os governos precisam começar a enfrentar a questão fiscal.

Campos Neto reforçou que a questão fiscal está afetando até mesmo as economias avançadas, e caso não cuidem dessa questão, poderá ocorrer uma perturbação nos mercados

Receba nossas atualizações

“Os governos precisam começar a abordar a questão fiscal. Acho que estamos muito coordenados na política monetária. Não estamos muito coordenados na política fiscal. Acho que isso está começando a afetar até mesmo as economias desenvolvidas”, afirmou Campos Neto.

Ele ainda acrescentou: “E se não formos capazes de resolver isso de forma que as pessoas olhem para o futuro em termos de preços de mercado e vejam que teremos um equilíbrio, pelo menos a médio prazo, pode haver um distúrbio nos mercados antes de alcançarmos o processo de desinflação”.

A respeito da inflação global, ele citou que atualmente há um processo de desinflação, mas disse por outro lado que ainda há pressões que vêm de um mercado de trabalho resiliente, de algumas commodities e da alimentação, entre outros fatores.

Campos Neto também demonstrou preocupação com o processo de desinflação dos países.

Saiba mais: Roberto Campos Neto: “Juros teriam que ser o dobro”

De acordo com o presidente do Banco Central, as taxas de juros devem permanecer em nível elevado nos países desenvolvidos, e isso impactará os mercados emergentes.

Campos Neto participou ao 2023 Global Meeting, evento organizado pelo Emerging Markets Forum, que ocorreu em Marrakech, no Marrocos.

Campos Neto alerta sobre risco de não ocorrer uma “desinflação”

Campos Neto também declarou que há poucos elementos que garantem uma continuidade da redução da inflação nos países:

“De onde a desinflação virá agora? O petróleo estará alto por período longo. A transição verde custa dinheiro. A produtividade não está crescendo. Quando olhamos ao redor, a única coisa que se destaca é as pessoas acharem que nós teremos desaceleração de desempregos e isso contribuirá para a desinflação, mas isso está longe de ser garantia”.

Além disso, ele fez comentários às contas públicas e altos custos que o Brasil enfrenta:

“Nós temos altos níveis de dívida, ainda com perdas na política fiscal, alto custo de transição verde, alto custo de restruturação de cadeias de fornecimento […] Quando olhamos para o clima, os preços dos alimentos serão mais voláteis”, explicou.

Por fim, Campos Neto ainda indagou quais serão os efeitos de manter os altos patamares das taxas de juros em países emergentes.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade