O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez, nesta sexta-feira, 17, um balanço sobre o desempenho do país em 2021. De acordo com o chefe da pasta, o ano foi marcado pelo início da retomada econômica depois da pandemia de covid-19 e pelo avanço da vacinação, que derrubou os índices de infecções.
“Se eu tivesse que fazer uma síntese de 2021, diria que o Brasil se reergueu e a covid tombou”, afirmou Guedes durante entrevista coletiva on-line.
Receba nossas atualizações
“Nós fizemos uma vacinação em massa da população brasileira. De novo, surpreendemos o mundo com o funcionamento da nossa democracia”, prosseguiu o ministro. “Temos 95% da população adulta vacinada com uma dose e 85% com as duas doses.”
Relacionadas
Guedes aproveitou para fazer uma comparação com a situação enfrentada pelo Brasil há um ano, no fim de 2020. “No ano passado, essa sombra nos lançou na escuridão. A doença estava de pé, ameaçadora, forte, e o Brasil no chão. O Brasil tombou”, comparou.
Inflação
Durante a entrevista, Paulo Guedes também falou sobre o avanço da inflação no país. Segundo ele, trata-se de um “fenômeno temporário” e que pode ser revertido rapidamente.
“Logo no início do ano, quando os preços de alimentos e de material de construção começaram a subir, nós transformamos essa crise numa oportunidade de aperfeiçoamento institucional”, afirmou.
“Alguns vão dizer que o Brasil está mais pobre porque há inflação. Sim, guerras empobrecem. O mundo todo ficou mais pobre. Inflação também está alta na Alemanha, Estados Unidos e China. É culpa do governo Bolsonaro?”, ironizou Guedes. “Falam que o governo A ou B perderam menos empregos, mas algum outro governo enfrentou a covid? Então, não podemos comparar.”
Exclusivo: Paulo Guedes abre o jogo com Oeste; leia a entrevista completa
Depois de críticas de Guedes, FMI fecha escritório no Brasil
Brasil vai controlar inflação antes dos países ricos, diz Guedes
‘Temos de resistir ao ceticismo dos perdedores’, diz Guedes
Verdade, a prova disso chama-se MAGALU, que deve ser um vírus também.