publicidade
Economia

Americanas: auditorias devem ser convocadas para CPI

Empresas podem estar envolvidas em fraude da varejista

lojas americanas - varejo
Presidente da Americanas sugeriu que auditorias estão envolvidas em fraude da varejista | Foto: Divulgação/Americanas

Depois que o presidente da Americanas, Leonardo Coelho Pereira, disse que as duas empresas contratadas para fazer auditorias nas contas da varejista podem estar envolvidas na fraude bilionária, admitida na terça-feira 13, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados deve acelerar a convocação da KPMG e da PwC.

O presidente da CPI da Americanas, deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE), confirmou ao jornal O Globo que ex-diretores e representantes das auditorias serão convocados para prestar depoimento em breve. Já há requerimentos de membros da comissão neste sentido. Falta “apenas pautar e aprovar”, disse Ribeiro.

Receba nossas atualizações

Em audiência pública na CPI na terça-feira, Leonardo Coelho Pereira afirmou que documentos — especialmente troca de e-mails entre representantes das auditorias e membros da antiga diretoria da varejista — revelam que as duas empresas teriam mostrado como amenizar comunicados para evitar que o Conselho de Administração da Americanas tivesse acesso às informações reais sobre a situação contábil da empresa.

Pereira também sugeriu o envolvimento de dois bancos — Itaú e Santander — nas fraudes. Eles teriam reescrito cartas relativas a dívidas para suavizar o impacto sobre o Conselho e o mercado.

 “Ali também, naqueles exemplos, tem os bancos suavizando um teor. Se eu não me engano, ali estava “trocar sacado por emitido”. Consigo dizer que os documentos mostram uma troca de informações entre os bancos e pessoas de dentro da companhia, puxados por pessoas da companhia. Os bancos mencionados aceitam suavizar a redação da carta”, declarou o parlamentar ao Globo.

Os bancos também podem ser convocados. Já há requerimentos também com essa finalidade, que precisam ser aprovados.

Os deputados da CPI se reúnem nesta quarta-feira, 14, para definir os próximos passos das investigações depois que a Americanas divulgou, na terça-feira 13, um comunicado de fato relevante admitindo a fraude e culpando a diretoria anterior. Uma nova sessão da CPI está convocada para a terça-feira 20.

As auditorias ainda não comentaram as declarações do presidente da Americanas, e os bancos negam qualquer envolvimento. Em razão da fraude no balanço da varejista, divulgada em janeiro, a empresa entrou em recuperação judicial. 

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Serafim Dos A. Castro Neto
    Serafim Dos A. Castro Neto

    Aos q cometeram as fraudes nas Americanas fiquem tranquilos. Se no Brasil de hoje nem traficante do PCC fica em cana, vocês tampouco sofrerão consequências. A justiça vai atender a um advogado esperto e nem vai incomodar vocês. A justiça atualmente só prende Bolsonaristas e simpatizantes. O Brasil acabou!

  2. João José Augusto Mendes
    João José Augusto Mendes

    Porque convocar? É empresa privada e quem perde são os acionistas. Houve dano ao erário público? Se não houve, deixem o petista Lehmann pagar a conta.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade