publicidade
Brasil

Vídeo: abandonado, Teatro Valdemar de Oliveira é atingido por incêndio

Fundado em 1971, espaço era um dos mais tradicionais do Recife

Incêndio começou por volta das 5 horas; como imóvel estava abandonado, não houve vítimas | Foto: Reprodução/Redes sociais

Um dos espaços culturais mais tradicionais do Recife (PE), o Teatro Valdemar de Oliveira, no Centro da cidade, amanheceu em chamas, nesta quarta-feira, 7. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 5 horas. Como o imóvel estava abandonado, não houve feridos. Ainda não se sabe o que teria provocado as chamas.

+ Leia as últimas notícias do Brasil no site da Revista Oeste

Receba nossas atualizações

Em nota, a corporação disse que a primeira guarnição a chegar ao local não encontrou dificuldades para apagar o fogo. 

“O teatro estava abandonado, e não tinha teto; o incêndio atingiu apenas as cadeiras remanescentes e alguns entulhos do local”, informou o comunicado, destacando que não houve necessidade de acionar a Defesa Civil. 

Prédio histórico

Fundado em 1971, o Valdemar de Oliveira é um dos teatros mais tradicionais do Recife. De propriedade privada, o imóvel era administrado pelo grupo Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP), mas vinha se degradando nos últimos anos.

Leia mais: “Marquês de Sapucai corre ‘risco concreto de incêndio’ no Carnaval”

O prédio chegou a ser invadido por vândalos. Eles danificaram o sistema de segurança do espaço diversas vezes, roubaram fiações de cobre, refletores e telhas de amianto, até deixar o teatro sem teto.

Segundo o TAP, os ladrões levaram até mesmo acervo dos artistas, como troféus.

+ Incêndio em escola mata 13 crianças na China

Teatro Valdemar de Oliveira é atingido por incêndio
Espaço era administrado por um grupo de artistas amadores| Foto: Reprodução/Redes sociais

Grupo não tem interesse em tombamento

Em setembro de 2023, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) publicou no Diário Oficial uma nota formalizando a abertura do processo de tombamento do teatro.

No entanto, a TAP “não tem interesse no tombamento, nesse momento de busca de alternativas”. 

“O processo implica um ônus burocrático que pode prejudicar as tratativas em curso e retardar a almejada recuperação e reabertura do Teatro Valdemar de Oliveira”, informou, em nota, o Teatro de Amadores de Pernambuco.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Mario Hugo Ladeira Filho
    Mario Hugo Ladeira Filho

    Essa turma, é masoquista.
    O resultado foi pra ,Raia, mas continuam votando e fazendo L.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.