publicidade
Brasil

Portugal recusa convite para participar de evento organizado por João Doria

O evento 'Oportunidades do Brasil em Portugal e na União Europeia' foi criticado pela forte 'conotação política'

Portugal recusou convite Doria
Membros do governo de Portugal recusaram os convites de João Doria para participar do Lide Brazil Conference-Lisbon | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O governo de Portugal recusou o convite para participar do evento “Lide Brazil Conference–Lisbon”, em Lisboa, organizado pelo ex-governador de São Paulo João Doria. O evento começa nesta sexta-feira, 3.

Diversas autoridades brasileiras estarão presentes, como o ex-presidente da República Michel Temer; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o ministro e presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; e os ministros do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.

Receba nossas atualizações

Foram chamados para a conferência o presidente da Assembleia da República portuguesa (equivalente ao cargo de presidente da Câmara), Augusto Santos Silva; o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Cravinho; além do ministro da Economia, Antonio Costa e Silva. Costa e Silva chegou a confirmar presença no encontro, mas afirmou ontem, por meio de sua assessoria, que não terá condições de participar, “por questões de agenda”.

Com o slogan “Oportunidades do Brasil em Portugal e na União Europeia”, o Lide Brazil Conference–Lisbon será dividido em dois temas centrais. Nesta sexta-feira, 3, os assuntos abordados serão “Institucionalidade e Cooperação”, enquanto no sábado 4 será a vez de discutir propostas de “Economia, Mercado e Tecnologia”.

De acordo com o correspondente internacional Ivan Kleber, o evento poderia ser uma excelente oportunidade para os empresários brasileiros apresentarem ideias para os portugueses e os europeus, mas cuja forte “conotação política” não atrai o público-alvo.

“O evento, que acontece na cidade de Lisboa, em Portugal, seria uma oportunidade muito boa e interessante para que empresários brasileiros pudessem ter uma porta de entrada não só em Portugal, mas também na União Europeia”, explicou Ivan Kleber. “Contudo, o evento ganhou uma conotação política muito forte. Você tem vários atores políticos e membros do Judiciário participando, e a questão empresarial ficando para uma segunda parte, que já não atrai tanto os empresários europeus, ainda mais com o esvaziamento do evento, com a recusa de alguns membros, inclusive do ministro da Economia de Portugal, de participarem.”

A volta após o “Perdeu, Mané”

Em 14 e 15 de novembro do ano passado, membros do Supremo Tribunal Federal (STF) participaram, ao lado de empresários brasileiros, do Lide Brazil Conference New York, organizado pelo grupo de Doria no Harvard Club, em Nova Iorque.

O evento ficou marcado pelo incidente envolvendo o ministro do STF Luís Roberto Barroso e um cidadão brasileiro que perguntou sobre informações do código-fonte das urnas eletrônicas. Ao ser questionado, caminhando pelas ruas da cidade, Barroso ignorou a pergunta, soltando a frase: “Perdeu, Mané. Não amola”.

Desta vez, Barroso não deverá comparecer à Lide Brazil Conference–Lisbon, mas a Suprema Corte será representada pelos ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. Outras autoridades brasileiras confirmadas são o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); os prefeitos de São Paulo e Curitiba, Ricardo Nunes (MDB) e Rafael Greca (PSD); e a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), O ex-presidente Michel Temer (MDB), que esteve na edição de Nova Iorque, também estará presente.

 

Relacionadas

Leia mais sobre:

24 comentários
  1. R.F. Nobre
    R.F. Nobre

    Caravana do turismo. Dória: depois que se meteu na política, revelou a verdadeira face, está só perdendo prestígio.

  2. Milton de Souza Meneghetti
    Milton de Souza Meneghetti

    O tempo das piadas com os Portugueses já se foi , mas o esperto Doria não percebeu!!!

  3. Renata Thomaz
    Renata Thomaz

    Bem feito!!! Fazer política no país dos outros. Português parece burro, mas, não é…

  4. Christian
    Christian

    Se enumerarmos os personagens que lá foram para discutir política, se gritar Ladrão, todos correm.
    Os portugueses foram espertos de não entrar nesta pocilga.

    1. Mara Nadia Jorge Mattos
      Mara Nadia Jorge Mattos

      Parabéns ao governo português em não participar. Ministros do STF são ativista políticos , querem calar o povo , direito a liberdade de expressão não-existência há muito tempo. Togados q envergonham o país nao passam de tiranos medíocres.

  5. Luiz Gaspar
    Luiz Gaspar

    Passeiozinho na Europa bancado pelo dinheiro de impostos. Faz o L, cambada!

    1. Elizabete Hastings
      Elizabete Hastings

      Por que você acha que foi bancado com dinheiro de impostos?

    2. Elizabete Hastings
      Elizabete Hastings

      O ministro da Economia de Portugal é um dos palestrantes no programa.
      Será possível que ele não tenha comparecido? Cancelou a presença que tinha sido confirmada? Em 2022, ele fez a abertura do evento.

  6. Jose maria soares
    Jose maria soares

    Esse Doriana, manteiga falsa, é um camelot de luxo

  7. EZEQUIEL PENA VIEIRA
    EZEQUIEL PENA VIEIRA

    O slogan desse evento deveria ser: ” O Golpe tá aí, cai quem quer”. Aqui em nosso País esse sujeito não emplaca mais nada e no exterior, também, todas as portar estão fechando. Que feio néh?

  8. JOSÉ EDUARDO OLIVEIRA DE LIMA
    JOSÉ EDUARDO OLIVEIRA DE LIMA

    Excelente oportunidade para os portugueses cobrarem o racismo e o desrespeito do STF com o termo perdeu Mané que ofendeu todos os Manoeis e, todos os portugueses porque são conhecidos no Brasil como Manoeis e menosprezados como Manés. Barroso deveria ter pedido demissão após proferir esta ofensa ao povo português!!!

  9. Alex Thistle
    Alex Thistle

    Gostaria de saber por que a gang the toga tem que se refugiar na Europa para tratar assuntos do Brasil e o judiciário passeaia as custas do brasileiro em um evento de cunho empresarial absurdo, os portugueses estão certos de sair dessa pocilga. É cilada Bino!

  10. Lara Alvarenga Sipavicius
    Lara Alvarenga Sipavicius

    É por essas e outros que eu digo que o PSDB é um cadáver. Quem vai votar no futuro no PSDB? Os que eram do seu nicho-existencial de até 2012 é que dadas essas maluquices, não vão voltar para o voto ao PSDB de jeito nenhum, e quem vai vai votar neles? O nicho-existencial do PT, PSOL e puxadinhos? Também impossível….E mesmo os que querem o centralismo estão horririzados com o Alexandre de Morais e com as arbitrariedades do S”T”F (a maioria dos membros nunca passaram num concurso para juiz e eram antes advogados de criminosos hediondos e inclusive de criminosos do próprio PT) e com as tentativas de censura à mídia e à Internet (Vejam o blog – Questões relevante – de um isentão honesto). Talvez o União Brasil seja o partido ideal do nicho-existencial isentão para os próximos primeiros turnos mas certamente que não mais o PSDB e MDB.

  11. David Peixoto Sampaio
    David Peixoto Sampaio

    Portugal quer referendar o fascismo brasileiro? A resposta parece ser negativa.

  12. R.F. Nobre
    R.F. Nobre

    Turismo internacional. Indiretamente, acredito que a conta está saindo do nosso bolso.
    Oh Doria , cria vergonha na cara.
    Nota: votei no Doria duas vezes, porque o outro candidato era do pt.

  13. Romeu José Paludo
    Romeu José Paludo

    Que coisa! Ainda dão mídia ao pior “dimistador” que passou por SP. Está ajudando muito para denegrir nossa imagem lá fora. Não bastava O que fez nos EUA. Tem de repetir na Europa. Mas a justiça tarda mas não falha. As autoridades portuguesas tem sabido separar essas falcatruas políticas…

  14. Vicente Pinheiro
    Vicente Pinheiro

    Os gajos sentiram o fedor de picaretagem e caíram fora.

  15. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    Autoridades de um país sério se recusam a participar de uma chanchada promovida por ninguém mais, ninguém menos, que o João Dória, o dançarino da calça atochada que brincou de ser governador de São Paulo, dizendo ser o “bolsodória”. A mitologia grega criou um personagem de nome Midas. Segundo a lenda, tudo que ele tocava, virava ouro. Dória é uma espécie de Midas, mas, tudo o que ele toca, vira m****.

  16. Marcos Antônio Braz lucas
    Marcos Antônio Braz lucas

    Os Ministros foram ? Até ontem tinham desistido e iam participar virtualmente.

  17. Dercio Conceicao
    Dercio Conceicao

    pergunta besta de um sujeito besta (eu): sendo um evento voltado para brasileiros, por que então fazer essa poha de picnic em Portugal e não no Brasil? – é só uma pergunta.

    1. Alex Thistle
      Alex Thistle

      Para tomar vinho do Porto e comer bacalhau frito na hora a nossas custas. Em Portugal é mais gostoso.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.