O Ministério da Saúde vai incluir a vacina chinesa CoronaVac no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da vacinação para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos contra a covid-19.
A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira, 21, pelo secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz.
“Isso deve ser feito até o final desta manhã”, disse o secretário, em entrevista a jornalistas, em Brasília. Ele adiantou que a inclusão das doses no plano “deve ser o caminho adotado” pelo ministério.
Atualmente, o Ministério da Saúde possui cerca de 6 milhões de doses da CoronaVac armazenadas, com a possibilidades de ser enviadas aos Estados para imunização de crianças e adolescentes.
Relacionadas
No entanto, segundo Cruz, Estados e municípios precisam aguardar o aval do ministério antes de iniciar a distribuição e a aplicação da vacina.
Ainda de acordo com ele, existem cerca de 17 milhões de doses que ainda não foram registradas como vacinas aplicadas no sistema do ministério, “mas não há a garantia de que essas doses estão na rede pública de saúde”, detalhou.
Rodrigo Cruz explicou que é preciso consultar os Estados para saber, de fato, quantas doses da CoronaVac ainda há em estoque, para avaliar se há necessidade de adquirir mais lotes da vacina do Instituto Butantan.
“Precisamos fazer essa consulta, para que não façamos uma aquisição desnecessária, mas, se for preciso, estamos dispostos a fazer essa aquisição”, pontuou.
Conseguiram arranjar uma forma de empurrar as vacinas chinesas que Boneco de Cera que estão prestes a expirar o prazo de validade…esse verme oportunista está no mesmo nível da gangue do PT!!!
Encontraram uma forma de garantir a reserva de mercado dos chineses.
Que Deus proteja nossas crianças, já que NINGUÉM mais as protege da tirania, nem os pais.