publicidade
Brasil

Anvisa libera CoronaVac para crianças e jovens de 6 a 17 anos

Instituto Butantan pedia a liberação do imunizante para a faixa etária a partir dos 3 anos

anvisa libera CoronaVac
| Foto: Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta quinta-feira, 20, a aplicação da CoronaVac em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade. O órgão, no entanto, vetou o uso do imunizante chinês pelos imunossuprimidos (pessoas com baixa imunidade).

A decisão da diretoria colegiada da Anvisa foi unânime, com cinco votos favoráveis. A agência analisou um segundo pedido apresentado pelo Instituto Butantan, que solicitava a liberação da vacina para crianças já a partir dos 3 anos — o que foi negado.

Receba nossas atualizações

A Anvisa entendeu que era mais prudente aguardar novos estudos sobre a eficácia e a segurança da aplicação da CoronaVac em crianças abaixo dos 6 anos.

O primeiro pedido do Butantan havia sido apresentado em julho do ano passado e foi negado naquela oportunidade, pois os dados foram considerados insuficientes. A segunda solicitação foi protocolada em dezembro. De lá para cá, Anvisa e Butantan realizaram uma série de reuniões para tratar do assunto.

O esquema vacinal para essa faixa etária será o mesmo recomendado para os adultos: duas doses aplicadas, em um intervalo de 28 dias. Será a mesma vacina aplicada na população em geral. No caso do imunizante da Pfizer, por exemplo, a versão pediátrica tem uma formulação diferente daquela utilizada pelos adultos.

A CoronaVac já foi autorizada para crianças de diferentes faixas etárias em Hong Kong e em pelo menos outros seis países: China, Chile, Camboja, Colômbia, Equador e Indonésia. Agora, o Brasil se junta ao grupo.

A vacina chinesa está autorizada para uso emergencial no Brasil para pessoas de 18 anos ou mais desde o dia 17 de janeiro de 2021.

A mudança na faixa etária pedida pelo Butantan foi sugerida pelo diretor de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes.

“Por que 6 a 17 anos? Porque são os dados que nós temos com maior informação e maior sugestão de desempenho”, justificou Mendes. “Esses dados são do Chile, dos estudos de efetividade do Chile. Isso também é corroborado pelos pareceres das sociedades médicas.”

Em relação ao veto aos imunossuprimidos, Mendes afirmou que o grupo precisa de “uma atenção especial, principalmente no que diz respeito à eficácia”.

“O estudo do Chile não tem essa divisão, não dá para saber o impacto disso nas doses aprovadas”, afirmou. “Com os dados que temos no momento, ainda não temos certeza de que a CoronaVac vai garantir a proteção mínima necessária para esse público.”

Relacionadas

10 comentários
  1. Ricardo Contieri
    Ricardo Contieri

    RI-DÍ-CU-LO!!! Citar esses países como se fossem alguma segurança científica é chamar a população de IDIOTA!! Países dominados pelo PCC-CHINÊS como Hong Kong principalmente!!! Será que só temos desmiolado$$ na ANVISA??

  2. Leila Pereira
    Leila Pereira

    A ANVISA está virando um clubinho dos “cientistas” birrentos e IRRESPONSÁVEIS.
    A CORONAVAC não imunizou nem o calcinha apertada, o que dirá crianças. MAIS UM PLACEBO PRA INJETAR DINHEIRO NA CHINA E NA CONTA DO BUTANTAN.
    Alguém tá ganhando com isso e não é o POVO.

  3. Auro goncalves
    Auro goncalves

    Ainda assim eu não acredito em nada que está relacionado a este mentiroso inútil do governo João agripino scória Jr….

  4. Fernando Alonso
    Fernando Alonso

    Anvisa um lixo , obedecendo as regras impostas pelo IHC

  5. Cleuson Henrique Nickelle Meirelles
    Cleuson Henrique Nickelle Meirelles

    A Anvisa é uma das agências mais importantes do mundo. O nível de capacitação dos técnicos é alto. Por isso, antes de obter o aval da agência não é prudente tomar outras decisões, nem mesmo da OMS que não detém conhecimento sobre a realidade e as características do ambiente e do povo brasileiro.

  6. BRASIL A CIMA DE TODOS
    BRASIL A CIMA DE TODOS

    A Anvisa de repente abriu as pernas pra tudo🤔
    Nunca se viu um lobby tão forte como o da vacina, daí sairão vários milionários.

  7. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Agora que a pandemia está acabando o lobista sino-paulista da vacina chinesa para o virus chinês quer que o Governo gaste mais dinheiro dos pagadores de impostos para comprar vacinas para fazer nossas crianças de cobaias.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.