publicidade
Brasil

Instabilidades provocam chuva em diversas regiões do Brasil nesta quarta-feira

Previsão indica pancadas de chuva em grande parte do país, com temperaturas mais amenas no centro-sul e calor no Norte e Nordeste

Frente fria aumenta a possibilidade de mau tempo em vários pontos do Sudeste | Foto: Divulgação/Agência Brasil
Frente fria aumenta a possibilidade de mau tempo em vários pontos | Foto: Divulgação/Agência Brasil

A previsão do tempo para esta quarta-feira, 11, indica a presença de instabilidades em boa parte do Brasil, com chuva em diversas regiões e temperaturas mais amenas em áreas do Sudeste e do Sul. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o órgão, a combinação de sistemas meteorológicos — incluindo um corredor de umidade vindo da Amazônia e a passagem de uma frente fria pelo litoral — favorece o aumento da nebulosidade e a ocorrência de precipitações em diferentes áreas do território nacional. Esse cenário também contribui para a redução das temperaturas máximas em parte do centro-sul do país.

Receba nossas atualizações

Brasil tem Norte e Nordeste com chuvas irregulares

Na Região Norte, o tempo permanece instável, com previsão de pancadas de chuva ao longo do dia em grande parte dos Estados. Os maiores volumes devem ocorrer especialmente no Amazonas e no Pará, devido à grande disponibilidade de umidade na atmosfera.

No Nordeste, a previsão aponta para chuvas irregulares. Pancadas podem ocorrer principalmente entre o Maranhão, o Piauí e áreas do interior da Bahia, enquanto outras regiões devem ter períodos de sol entre nuvens e predomínio de calor.

Leia também: “A turma”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 312 da Revista Oeste

No Centro-Oeste, o dia deve ser marcado por tempo abafado e pancadas de chuva, sobretudo em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. A atuação de um canal de umidade favorece a formação de nuvens carregadas e precipitações ao longo do dia.

Já no Sudeste, a passagem de uma frente fria pelo litoral aumenta a nebulosidade e mantém a previsão de chuva em diversos pontos, principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A presença de ar mais frio contribui para a redução das temperaturas máximas, deixando as tardes mais amenas.

Sul deve ter sol e maior estabilidade

Na Região Sul, o tempo segue instável em parte do Paraná e de Santa Catarina, com possibilidade de chuva ao longo do dia. No Rio Grande do Sul, a tendência é de maior estabilidade, com períodos de sol e menor volume de precipitação.

Segundo o Inmet, o padrão de tempo observado neste período é típico do verão brasileiro, estação caracterizada por calor, elevada umidade e formação frequente de áreas de instabilidade, que podem provocar pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.

+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.