publicidade
Brasil

Horário de verão não compensa, conclui Ministério de Minas e Energia

Estudo feito pela ONS mostra que encomia da tarde é consumida pelo aumento no consumo pela manhã

Foto: Colin Lloyd/Unsplash Horário de Verão, Sol, Nascer do Sol, Pôr do Sol

Extinto no primeiro ano do governo Bolsonaro, o horário de verão não deve ser retomado. Um estudo feito pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) mostrou que não existe economia significativa de energia por sua aplicação, concluindo que a adesão da medida não se justifica. Em razão da crise hídrica, o levantamento foi encomendado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), que divulgou o resultado na sexta-feira 22.

“A redução observada no horário de maior consumo, ou seja, das 18h às 21h, é compensada pelo aumento da demanda em outros períodos do dia, especialmente no início da manhã“, informou a pasta em nota. “Além disso, pelas prospecções realizadas pelo ONS, não haveria impacto sobre o atendimento da potência, pois o horário de verão não afeta o consumo no período da tarde, quando se observa a maior demanda do dia.”

Receba nossas atualizações

Em face dos dados, o MME chegou a conclusão de que “a aplicação do horário de verão não produz resultados na redução do consumo nem na demanda máxima de energia elétrica ou na mitigação de riscos de déficit de potência”.

Leia também: “O que esperar da política energética e mineral”, entrevista com Bento Albuquerque publicada na Edição 42 da Revista Oeste

4 comentários
  1. Antônio Soares De Mendonça
    Antônio Soares De Mendonça

    Meu Deus, que descoberta fantástica! Eu já falava isso há 50 aninhos.

  2. PCC
    PCC

    Espero que este horário de verão não volte nunca mais no Brasil, aliás, até na Europa estão questionando a sua viabilidade.

    1. José Roberto Lima
      José Roberto Lima

      Aqui na República das bananas é mantida para favorecer o comércio.

  3. Dercio Conceicao
    Dercio Conceicao

    mais uma bizarrice (Horário de Verão em país tropical) que a Turma do Capitão deletou na República dos Estados Unidos da Bruzundanga.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.