publicidade
Brasil

Força Aérea e Marinha enviam toneladas de alimentos e cilindros de oxigênio ao RS

Recursos foram entregues em Canoas e São Jerônimo

FAB e Marinha mandam recursos ao RS
Os recursos foram enviados ao RS ontem e nesta segunda-feira, 6 | Foto: Reprodução/Redes sociais

Entre o domingo 5 e esta segunda-feira, 6, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil realizaram o envio de toneladas de alimentos e cilindros de oxigênio para auxiliar os afetados pelas severas chuvas no Rio Grande do Sul.

Especificamente, 1.500kg de oxigênio foram entregues na região de São Jerônimo, localizada no oeste do estado, onde já há escassez total do recurso. Em paralelo, aproximadamente 18 toneladas de víveres foram destinadas ao município de Canoas, afetado dramaticamente pelas chuvas, impactando cerca de 150 mil pessoas.

Receba nossas atualizações

Leia também: “Previsão do tempo: com inundações, RS deve encarar mais temporais e queda de até 10º”

Os desdobramentos da catástrofe climática no RS são graves: o número de mortes confirmadas subiu 83, com outros quatro casos ainda sob análise. Atualmente, 111 pessoas estão desaparecidas e 276 foram reportadas como feridas.

A situação de emergência afeta diretamente mais de 850 mil indivíduos em 345 municípios, com 19.368 pessoas desabrigadas e outras 121.957 desalojadas. Além disso, 336 cidades do estado foram declaradas em estado de calamidade pública.

Leia também: “Veja listas de cidades atingidas pelas chuvas no RS”

A lista de mortes confirmadas abrange diversas localidades, indicando a vasta extensão do impacto das chuvas. Entre as cidades afetadas estão Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, Canela, Canoas, entre outras, totalizando óbitos em mais de 20 municípios. A Defesa Civil estadual segue investigando se há uma conexão direta entre os óbitos adicionais em investigação e os eventos meteorológicos recentes.

Agro do RS foi afetado pelas enchentes

Chuvas agro RS
Chuvas também afetarão a pecuária no Estado | Foto: Reprodução/YouTube

A agricultura e a pecuária no Rio Grande do Sul terão grandes prejuízos com as enchentes que assolaram o Estado desde o dia 29 de abril e já deixaram pelo menos 83 mortos. Ilhado por quatro dias na cidade de Santa Cruz do Sul, nos vales do Rio Pardo e do Taquari, o deputado federal Marcelo Moraes (PL-RS) afirmou a Oeste que o Estado ficou devastado e que o agronegócio certamente será afetado.

Leia mais em: “Agro do Rio Grande do Sul terá prejuízos de bilhões com chuvas no Estado”

“O que restou da safra para o ano está perdido”, disse Moraes. Ele fez parte da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados, entre 2019 e 2020.

De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, a agropecuária teve uma participação de 67,5% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, de R$ 582,968 bilhões em 2021.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Marcos Sleiman Molina
    Marcos Sleiman Molina

    Já? Vejam lá se não estão sendo precipitados, hem?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.