A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quinta-feira, 7, a proibição da aplicação de piercings e tatuagens em cães e gatos. Trata-se do Projeto de Lei (PL) 4.206/2020 que altera a lei de crimes ambientais, estabelecendo pena para a prática em animais. Agora, o documento segue para votação em plenário.
“Não há o que se discutir quanto ao livre arbítrio de uma pessoa de tatuar o próprio corpo”, escreveu o deputado federal Fred Costa (Patriota-MG), autor do PL, no texto. “Mas a liberdade de tatuar a pele não significa que podemos tomar essa decisão pelos animais que convivem conosco.”
Receba nossas atualizações
Caso o documento seja aprovado, aquele que realizar procedimentos estéticos em animais poderá ficar de dois a cinco anos em detenção. Além disso, também vai estar sujeito a aplicação de multas. A pena se aplica a pessoas que colaboram com a prática.
“Além de provocar dor, as tatuagens expõem os animais a diversas complicações”, afirmou o senador Alexandre Silveira (PSD-MG), relator do projeto. “Como o risco inerente aos procedimentos de sedação e anestesia, a possibilidade de reações alérgicas à tinta e ao material utilizado na tatuagem, entre outros.”
Sobre a aplicação de piercings, Silveira disse que a prática traz risco de inflamação, infecção e grande probabilidade de danificar a pele, caso o animal prenda o acessório em algum objeto. A legislação já é adotada em Brasília e em outros Estados como Rio de Janeiro e Pernambuco.
Comissão do Senado convoca Moraes e Defesa para debate sobre eleições
Existe alguém “sem noção” que faça isso com seu pet??? Alguém pensará dez vezes antes de fazer isto com os bichinhos.
Boa notícia. Tatuagem em bicho é das coisas mais absurdas que já ouvi falar. Tenho asco de tatuagem em geral. A única que acho graça é a da piada do P-39, mas é um pouco longa para contar.