publicidade
Brasil

Bolsonaro afirma que deve vetar 'fundão' de R$ 5,7 bilhões

Segundo o presidente, trata-se de 'uma cifra enorme que está sendo desperdiçada'

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 19, em entrevista à TV Brasil, que deve vetar o aumento do fundo eleitoral destinado aos partidos políticos para R$ 5,7 bilhões em 2022. O valor foi aprovado pelo Congresso Nacional na semana passada, durante a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“É uma cifra enorme que, no meu entender, está sendo desperdiçada, caso ela seja sancionada. Posso adiantar para você que não será sancionada”, disse Bolsonaro. “Eu tenho que conviver em harmonia com o Legislativo. Nem tudo que eu apresento ao Legislativo é aprovado e nem tudo que o Legislativo aprova, vindo deles, eu tenho obrigação de aceitar para o lado de cá. Mas a tendência nossa é não sancionar isso daí em respeito ao trabalhador, ao contribuinte brasileiro.”

Receba nossas atualizações

Leia mais: “‘Eu vetaria’, diz Mourão sobre ‘fundão’ eleitoral”

No domingo 18, ao deixar o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde passou quatro dias internado para o tratamento de uma obstrução intestinal, Bolsonaro já havia indicado que não sancionaria o “fundão”. “Eu sigo a minha consciência, sigo a economia e a gente vai buscar um bom sinal para isso tudo aí. Afinal de contas, eu já antecipo: R$ 6 bilhões pra fundo eleitoral, para financiamento de campanhas, pelo amor de Deus”, afirmou na ocasião. “Os parlamentares aprovaram a LDO. É um documento enorme, com vários anexos, tem muita coisa lá dentro. Em um projeto enorme, alguém botou lá dentro essa casca de banana, essa jabuticaba.”

Leia mais: “Verba destinada ao ‘fundão’ é superior à investida em saneamento básico nos últimos 6 anos”

6 comentários
  1. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Pelo histórico dele, tenho minhas dúvidas que irá vetar. Ele está nas mãos (refém) do congresso. Seria melhor que ficasse calado e deixar de arrotar valentia.

  2. JR
    JR

    Prezado Fábio Matos. Os líderes do Governo no Congresso (Senado e Câmara) votaram à favor desse Fundo imoral. O Colégio de Líderes da Câmara também aprovou. Deputados da chamada Base Governista votaram à favor inclusive os mais combatentes com Zambelli, Kicis e Bolsonaro Filho. Essas mesmas pessoas (todas elas) foram contra a votação nominal que lhes desse visibilidade a seus votos. A equipe econômica do governo sabia o tempo todo . Os assessores palacianos – todos eles- sabiam que o Fundão iria passar. As emendas que aumentaram o valor do fundo foram apresentadas por bancadas, inclusive aquelas que dão base ao Governo. Então prezado Fábio, como aqui ninguém é idiota , vou lhe contar o final da história: É a chamada Jogada Ensaiada. O Presidente Veta e fica bem com seus eleitores. O veto volta para Câmara e é derrubado pelos Deputados. Resultado: o Presidente posa de herói porque vetou , mas todo mundo fica feliz porque o Fundão vai realmente para o bolso dos deputados e senadores. É simples assim. Se os Deputados ditos Bolsonarista realmente forem contra , deveriam ir à público e dizer que irão devolver o valor aumentado pelo fundão. É simples. E não adianta alguém dizer que os deputados Bolsonarista votaram a favor do Destaque apresentado contra o aumento do fundo, pois isso também é jogada de marketing , e todos sabem disso. Final da historinha da carochinha: todos viveram felizes para sempre.

  3. Augusto
    Augusto

    Essa imoralidade não era nem pra existir. O povo pagador de impostos não é obrigado a bancar campanha política desses….. só no brazzzziiillll mesmo. Mas é assim! o povo aceita tudo; eles fazem e ficam aguardando o comportamento do povo, como fizeram no fundão de 2 bilhões, viram que o povo não se manifestou, agora querem mais, e mais, e mais!!! e assim vai.

  4. Augusto
    Augusto

    Se vetar, veta pra dizer que não era a favor mas tendo certeza da derrubada do veto. Prestem atenção como funciona!

  5. FORA PT
    FORA PT

    Tem a obrigação de vetar, mas provavelmente o veto será derrubado

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade