publicidade
Brasil

Avocado: 'Mini-abacate' de SP ganha o mundo

Maior produtor nacional da variedade Hass, o Estado busca ampliar presença internacional com foco na qualidade

avocado
Avocado Hass, variação de abacate produzida em São Paulo | Foto: Reprodução/WikiPedia

Responsável por mais de 40% da produção brasileira de avocado, São Paulo despertou o interesse do mercado internacional. O Estado começou a exportar a fruta da variedade Hass para o Chile e para o Japão, depois que missões estrangeiras validaram os requisitos fitossanitários exigidos.

Maior produtor nacional, São Paulo vê no Chile uma oportunidade promissora. Segundo maior consumidor per capita de avocado no mundo, o país sul-americano é estratégico. O Brasil também se beneficia da contra-safra chilena, que vai até agosto, enquanto a produção paulista ocorre entre fevereiro e julho.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Investimentos árabes avançam no Brasil e chegam a US$ 14 bi”

“O avanço na abertura de mercados reforça a qualidade e a competitividade da fruticultura do Estado”, diz o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai. “São Paulo se destaca não apenas pelo volume, mas pela excelência em atender os mais rigorosos padrões fitossanitários internacionais.”

Fazenda jaguacy
Fazenda Jaguacy, a maior produtora de avocado do Brasil | Foto: Reprodução/YouTube

No Japão, maior importador asiático de avocado, o potencial de mercado é alto, mas ainda incerto. “A distância, a grande exigência do mercado japonês e a necessidade de envio aéreo trazem incertezas”, explica Lígia Carvalho, produtora e diretora da Jaguacy, pioneira no desenvolvimento do abacate Hass no Brasil.

Consumo interno de avocado é baixo

Em 2024, São Paulo produziu mais de 223 mil toneladas de abacate, principalmente nas regiões de Ourinhos, Mogi Mirim e São João da Boa Vista, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta).

No mercado interno, o consumo ainda é baixo. A média nacional é de 1,3kg por pessoa ao ano, considerando todas as variedades. No caso do avocado, o número cai para 300 gramas.

Originado na Califórnia, o avocado tem alta concentração de nutrientes e é versátil na culinária. A fruta é menor e mais arredondada que o abacate tradicional, com casca roxa e enrugada quando madura.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria Estadual de Agricultura, garante o cumprimento das exigências sanitárias.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

“A certificação é feita através do acompanhamento de campo do responsável técnico habilitado, que garante o cumprimento das medidas, como inspeção, monitoramento e retirada de frutos caídos”, afirma Cristina Abi Rached Iost, gerente do Programa Estadual de Certificação Fitossanitária. “Todo o processo é auditado pela CDA.”

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade