publicidade
Tecnologia

Primeiro satélite brasileiro é lançado ao espaço

O Amazônia 1 ajudará na observação e no monitoramento do desmatamento na região amazônica

O Amazônia 1, primeiro satélite completamente brasileiro, foi lançado ao espaço na madrugada deste domingo, 28. O lançamento ocorreu às 1h54, no Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia. O satélite brasileiro foi ao espaço juntamente com os satélites Sindhu Netra (India), Nanoconnect-2 e SpaceBee-12 (ambos dos Estados Unidos). Cerca de 17 minutos após o lançamento do foguete PSLV-C51, o satélite se separou e fez suas primeiras atividades previstas, como a abertura do painel solar, a estabilização de sua orientação em relação à Terra, a verificação dos sistemas e a colocação do modo de prontidão.

Em vídeo gravado e divulgado após o lançamento, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Clezio de Nardin, declarou que a próxima etapa é iniciar a fase de testes para verificar o satélite e ajustes em sua câmera. O equipamento é o terceiro a formar o sistema Deter e auxiliará na observação e no monitoramento do desmatamento na região amazônica. Com 4 metros de comprimento e 640 quilos, o Amazônia 1 ficará a 752 quilômetros acima da superfície da Terra em uma órbita entre os polos norte e sul e capturará imagens em alta resolução. As fotos começarão a ser tiradas cinco dias após o satélite se estabilizar na órbita.

Receba nossas atualizações

O satélite foi desenvolvido no Inpe, em São José dos Campos, e levado em 22 de dezembro para a Índia para ser lançado. Embarcaram em fevereiro para acompanhar o envio do satélite o diretor do Inpe e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. Do espaço, ele mandará o sinal para três estações de monitoramento no Brasil: uma em Cuiabá (MT), a outra em Alcântara (MA) e a terceira em Cachoeira Paulista (SP). Todos os movimentos do satélite serão coordenados de uma outra estação, que fica no Inpe. As informações são do G1.

Leia também: “Brasil e Israel estudam parceria para chegar à Lua”

Leia mais sobre:

6 comentários
  1. Celso Paes Mendonca Junior
    Celso Paes Mendonca Junior

    Muito importante para o desenvolvimento tecnológico do país. Ademais, creio que o governo deveria utilizar tal evento para demonstrar suas ações promissoras no campo do controle e da fiscalização da preservação ambiental do bioma Amazônia. Talvez, com isso diminuiria o ruído caudado pela especulação estrangeria sobre a política ambiental brasileira.

  2. Pedro Campos Coutinho
    Pedro Campos Coutinho

    Mais uma conquista do governo Bolsonaro. Viva Bolsonaro! Abaixo a esquerda corrupta! Desculpe a redundância.

  3. Kayamas Rodrigues De Alcantara
    Kayamas Rodrigues De Alcantara

    Uma grande conquista e evolução para o Brasil.

  4. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Tivemos que tirar os PTralhas para salvar a Amazônia.

  5. Jose Angelo Baracho Pires
    Jose Angelo Baracho Pires

    Deu ruim para Anita, Taís Araújo e Marquezine. Sem falar para o Leonardo o Caprino e a Madonna, que não têm de meter o “bedelho” no terreiro dos outros sem entender coisissima nenhuma como os vampiros comunistas à lá Micron.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.