publicidade
Tecnologia

Nasa revela imagens raras da Artemis II; veja

Tripulação registra ‘nascer da Terra’, fenômeno semelhante a eclipse, e atinge maior distância já percorrida por humanos no espaço

Imagem captada pela Artemis II mostra o que seria o 'nascer da Terra' | Foto: Divulgação/Nasa
Imagem captada pela Artemis II mostra o que seria o 'nascer da Terra' | Foto: Divulgação/Nasa

A Nasa divulgou nesta terça-feira, 7, novos registros da missão Artemis II, que está no sexto dia de viagem ao redor da Lua. As imagens mostram o “nascer da Terra”, quando o planeta surge no horizonte lunar. Do mesmo modo, há o registro de um fenômeno semelhante a um eclipse, com a Lua encobrindo o Sol na perspectiva do espaço profundo, que é uma região além da órbita terrestre.

Momento em que a Lua fica à frente do Sol e provoca espécie de eclipse visto do espaço profundo | Foto: Divulgação/Nasa
Momento em que a Lua encobre o Sol e provoca espécie de eclipse visto do espaço profundo | Foto: Divulgação/Nasa

Depois de completar o sobrevoo, a cápsula Orion iniciou o retorno e deve deixar ainda nesta terça-feira a influência gravitacional lunar. Antes disso, a tripulação atingiu cerca de 406,7 mil quilômetros da Terra, superando o recorde da missão Apollo 13 e estabelecendo a maior distância já alcançada por humanos.

Receba nossas atualizações

Nasa: crateras, lava e curiosidades sobre a Lua 

Durante a passagem pelo lado oculto da Lua, os astronautas ficaram cerca de 40 minutos sem comunicação com a Terra, algo esperado nesse tipo de operação. Nesse período, registraram crateras, antigos fluxos de lava e diferentes formações geológicas, além de variações de cor e brilho que podem ajudar a entender a composição e a idade da superfície lunar.

Os dados e imagens devem orientar futuras missões e ampliar o conhecimento sobre o satélite natural, que volta a ser alvo de exploração depois de décadas. A Artemis II é a primeira missão tripulada ao redor da Lua desde a era Apollo. Seu objetivo é testar todos os sistemas com astronautas a bordo.

Leia também: “Ceu sob controle e a rotina de Congonhas”, reportagem publicada na Edição 316 da Revista Oeste

A missão também faz parte do plano de levar humanos novamente à superfície lunar e preparar voos mais longos, incluindo futuras viagens a Marte. A tripulação é formada pelos astronautas Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen.

Dono da SpaceX, empresa que participa da missão norte-americana, o empresário Elon Musk postou na rede social X imagens que mostram a aproximação da cápsula espacial em relação à Lua (veja acima).  

+ Leia mais notícias de Tecnologia na Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.