A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) confirmou, na terça-feira 9, a assinatura de um acordo com a SpaceX, do bilionário Elon Musk, para a construção de dois módulos iniciais do projeto Gateway, que irá lançar uma estação espacial na órbita da Lua e será vital para as missões do programa Artemis e o próximo pouso lunar. De acordo com informações da Nasa, a ideia é que o acordo proporcione a construção do Módulo de Energia e Propulsão (PPE, na sigla em inglês) da nave que levará os astronautas e o chamado Halo, o posto de habitação e logística da missão. O PPE é um propulsor movido a luz solar que será responsável por fornecer energia ao módulo, comunicações em alta velocidade, controle de altitude, além de toda a movimentação para diferentes pontos da órbita lunar para que novas localidades do satélite natural da Terra sejam acessadas. Já o Halo será um posto pressurizado onde os astronautas trabalharão, além de fornecer espaço e recursos para as atividades diárias. Com cerca de um sexto do tamanho da Estação Espacial Internacional (ISS), a Gateway funcionará como um “posto de passagem” para que os integrantes da Missão Artemis realizem as idas e vindas da Lua a bordo da espaçonave Orion. Ambos devem ser lançados ao espaço até maio de 2024 pelo foguete Falcon. O lançamento ocorrerá no Centro Espacial Kennedy, localizado na Flórida (EUA), a um custo total de US$ 331,8 bilhões.
Receba nossas atualizações
Leia também: “Os extraterrestres estão chegando”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 40 da Revista Oeste
Com informações do IG
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.