publicidade
Tecnologia

Nas alturas: iFood é a 1ª empresa a realizar delivery com drones no Brasil

O modelo inovador ainda será tratado como complementar ao trabalho dos entregadores

iFood
Foto: Divulgação/iFood

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu na sexta-feira 21 a primeira autorização para delivery de produtos com drone no Brasil. Agora, a fabricante Speedbird Aero, que tem parceria com o iFood, será a primeira empresa do continente a fazer entregas comerciais nessa modalidade.

A medida permite que as entregas com drones se tornem uma realidade no país, com o transporte de alimentos e outros produtos. Os drones poderão levar cargas de até 2,5 quilos, em uma distância de até 3 quilômetros. As zonas urbanas, que mais demandam pelos serviços do iFood, serão atendidas.

Receba nossas atualizações

De acordo com a Anac, a Speedbird terá de respeitar as restrições de segurança que foram estabelecidas no documento de autorização. A primeira delas, não permitir que os drones sobrevoem pessoas. Além disso, manter distância de possíveis fontes de interferência eletromagnética, observar alturas máximas e mínimas de operação e, por fim, analisar as condições meteorológicas.

O iFood informou que o projeto de uso de drones iniciou-se há dois anos, com testes de viabilidade em diferentes regiões. O primeiro certificado foi obtido em 2020, com voos experimentais no Shopping Iguatemi de Campinas (SP). Foram mais de 300 entregas de 20 restaurantes parceiros. No ano passado, realizou-se uma segunda experiência, em Sergipe, em um trajeto de 2,8 quilômetros. Os drones atravessaram o Rio Sergipe, passando pelo Shopping RioMar Aracaju e chegando até o município Barra dos Coqueiros.

Agora, a companhia planeja expandir a tecnologia para outras cidades. Porém, o modelo inovador ainda será tratado como complementar ao trabalho dos entregadores. Portanto, o serviço não será aplicado em ampla escala e volume se comparado ao modelo tradicional de operação.

Leia mais: Drones: iFood se une ao McDonald’s para atender Aracaju”

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. João Mário
    João Mário

    Milhões serão desempregados. Nem bico se pode fazer.

  2. Altair
    Altair

    Até aquelas patinete que tem liberação via aplicativo os cara furta quem dirá esses drone, é tipo peça um cachorro quente e ganhe um drone.

  3. Marcos
    Marcos

    Quando vejo notícias assim fico pensando, como evitar o “extravio” de drones num país como o nosso?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.