publicidade
Tecnologia

'MotoGPT'? Chineses lançam scooter pilotada por inteligência artificial

Motoboy perde o lugar para algoritmo que promete ficar longe do meio-fio

Scooter funciona com sensores e algoritmo | Foto: Divulgação/Yadea

Apesar das incertezas quanto à sustentabilidade e à durabilidade das baterias, a eletrificação é a grande aposta da China para dominar o mercado de veículos. As cartas no baralho do gigante comunista vão além dos carros de marcas como JAC, BYD e GWM. Para chegar ao topo do pódio, os chineses prometem uma moto com inteligência artificial — e algoritmo no guidão.

+ Conheça Curiosamente e descubra o que esconderam de você

Receba nossas atualizações

O protótipo é da Yadea, uma marca chinesa de motocicletas elétricas recém-chegada ao mercado nacional. A empresa apresentou a novidade em um festival em Interlagos, São Paulo, na primeira semana de maio. Trata-se de uma scooter em fase de testes, mas com a capacidade autônoma já operante, segundo o fabricante.

Como a inteligência artificial pilota?

De acordo com a Agência Brasil-China, a tecnologia da Yadea combina sensores e inteligência artificial para o veículo reconhecer o entorno e tomar decisões baseadas em dados em tempo real. A inteligência artificial pilota graças a câmeras e radares que identificam obstáculos, pedestres e outros veículos, adaptando a velocidade e a trajetória conforme necessário.

Embora não haja previsão de uma data para o início das vendas no país — ou mesmo da fabricação em série —, a Yadea deu a largada nas operações no Brasil. E a ordem é acelerar.

No mês de maio, o grupo implantou fábrica em Manaus e uma loja em São Paulo. Delas, por enquanto, não sai nenhuma moto pilotada pelo algoritmo. Em vez disso, elas entregam outros modelos “mais obedientes” da marca. Por enquanto, os humanos ainda controlam o guidão e as ruas — mas a inteligência artificial já deu seta e aparece no retrovisor.

Leia mais sobre:

1 comentário
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade