publicidade
Tecnologia

Módulo lunar inativo do Japão 'desperta' e envia imagens da superfície da Lua

Com a espaçonave, o país se tornou a 5ª nação a pousar no satélite da Terra

Meia Lua em céu escuro, com superfície craterizada e áreas claras, contrastando com o fundo noturno
Agência espacial japonesa havia perdido contato com o módulo lunar em janeiro | Foto: Reprodução/Pixabay

O módulo lunar Moon Sniper, do Japão, “despertou” recentemente, depois de estar inativo durante boa parte de fevereiro.

Conforme a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa), a espaçonave acordou “milagrosamente” no fim de semana e transmitiu novas imagens à Terra.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste

O feito é “inesperado”, uma vez que os cientistas não projetaram o módulo lunar para sobreviver às duras temperaturas da Lua.

O Moon Sniper reiniciou dez dias depois de aterrissar no planeta e começou a enviar novas imagens. Uma fotografia tirada pelo Veículo de Excursão Lunar 2 mostra a espaçonave Slim do Japão na Lua.

Mas as horas de vigília da espaçonave eram curtas e, em 31 de janeiro, o Moon Sniper entrou no que a Jaxa chamou de “período de dormência de duas semanas durante a longa noite lunar”.

Aterrissagem problemática do módulo lunar japonês

Conhecido Smart Lander for Investigating Moon (Slim), o veículo robótico pousou em 19 de janeiro e tornou o Japão o quinto país do mundo a enviar uma espaçonave à Lua.

Durante a descida, a Slim enfrentou uma anomalia e pousou de nariz. Assim, os painéis solares da nave estavam voltados para o oeste, em vez de para cima, e não recebiam a luz solar necessária para gerar energia.

Leia também: “Veja as primeiras imagens da missão da Nasa e da SpaceX rumo à Lua”

Depois de operar por algumas horas com bateria limitada, o módulo de pouso enviou de volta uma imagem em mosaico de seu local de pouso antes de desligar.

A Jaxa esperava que a luz atingisse as células solares da espaçonave à medida que o ângulo do Sol na Lua mudasse. Assim, despertaria o veículo novamente.

Os desafios da espaçonave com a temperatura da Lua

Conforme a Nasa, as temperaturas durante a noite lunar podem cair para -133 ºCelsius. A última cena da Lua retratada pelo módulo havia sido compartilhada no Twitter/X, em 1º de fevereiro. A equipe da missão enviou comandos ao Moon Sniper e confirmou que ele estava em estado inativo.

De acordo com o canal CNN Brasil, a equipe disse que busca restabelecer a comunicação com o módulo de pouso novamente em meados de fevereiro.

Outra missão, chamada “Odie”, também passou por diversas dificuldades, como ter de contar com tecnologia experimental para pousar e, finalmente, aterrissar de lado.

A equipe da missão Slim enviou um comando ao Moon Sniper e recebeu uma resposta que confirmou “que a espaçonave passou pela noite lunar e manteve as capacidades de comunicação”.

Leia também: “A nova internet”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 205 da Revista Oeste


Estêvão Júnior é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Edilson Salgueiro

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.