publicidade
Tecnologia

Missão da Nasa vai estudar se é possível viver em lua de Júpiter

Um foguete da SpaceX deve levar a Europa Clipper ao Espaço

Europa Clipper sobre a Lua de Júpiter | Foto: Imagem ilustrativa/ Nasa

Na segunda-feira 14, o foguete Falcon Heavy, da SpaceX, vai decolar rumo à Europa, uma lua de Júpiter. Encabeçada pela Nasa, a missão avaliará se o local é habitável.

A nave espacial da missão será a terceira a chegar ao astro. Sem tripulantes humanos, ela usará um conjunto de sensores para investigar a crosta de gelo e o oceano que se formou abaixo do corpo celeste.

Receba nossas atualizações

De acordo com a Nasa, a procura é por “impressões digitais de compostos orgânicos que formam os blocos de construção da vida”. Serão feitas coletas de amostras de quaisquer gases ejetados da lua para obter evidências de habitabilidade.

“A espaçonave estudará os gases e os grãos que saem de Europa”, explicou Morgan Cable, biólogo da Nasa que deve analisar os dados da lua de Júpiter na Terra. “É importante para nós pintar um quadro de como é esse oceano alienígena — o tipo de química ou mesmo bioquímica que pode estar acontecendo lá.”

O tamanho da espaçonave que vai à lua de Júpiter

A Europa Clipper tem cerca de 30 metros de comprimento — aproximadamente o mesmo que uma quadra de basquete. O equipamento possui 24 motores movidos a energia solar. Ele deve chegar ao destino em 2030, por lá fará 50 sobrevoos na órbita do astro que está na órbita de Júpiter.

Leia também: “E tem início a colonização do espaço”, reportagem publicada na Edição 66 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. JR
    JR

    Sugestão para NASA: “Missão da NASA vai estudar se é possível viver com Lula no Brasil”

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.