publicidade
Tecnologia

Inteligência artificial passa em exame de licenciamento médico

O resultado é um salto para o estudo da medicina, mas aumenta o temor de fraude em exames

Inteligência artificial prova
Inteligência artificial deve tornar alguns empregos obsoletos no futuro | Foto: Divulgação/Canva

O site de inteligência artificial (IA) conhecido como ChatGPT, criado por Elon Musk e Sam Altman, realizou a prova do Exame de Licenciamento Médico dos Estados Unidos (USMLE, na sigla em inglês) — e foi aprovado. A Microsoft investiu recentemente US$ 1 bilhão na OpenAI, em 2019, e assinou um novo contrato multimilionário com a empresa.

Segundo o jornal britânico The Times, a ferramenta respondeu cerca de 350 das 376 questões. A pontuação em uma das sessões acima da nota mínima de 60%. Em outras duas passou perto da aprovação, com 45% e 54%.

Receba nossas atualizações

“Alcançar a nota de aprovação para este exame especializado notoriamente difícil e fazê-lo sem nenhum reforço humano representa um marco notável na maturação clínica da inteligência artificial (IA)”, disse o autor do estudo.

De acordo com um dos autores, os resultados mostram que a IA pode auxiliar o profissional durante a consulta médica. “Esses resultados sugerem que os grandes modelos linguísticos podem ter o potencial de ajudar no ensino médico e influenciar na tomada de decisões clínicas.”

Seu desempenho, relatado na revista Plos Digital Health, também aumentará os temores de que sistemas como o ChatGPT possam ser usados para fraudar os exames.

A IA já passou em outros exames universitários, incluindo um para um curso de administração de empresas na Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, onde obteve uma nota B.

Um porta-voz do Conselho Médico-Geral dos Estados Unidos disse que existe a possibilidade de a IA ser usada para fraudar exames. “Estamos cientes das possibilidades de inteligência artificial sendo usada para exames e continuaremos monitorando a situação para garantir que a integridade das avaliações médicas seja protegida”, disse. “Detectar trapaças está se tornando mais complexo em um mundo eletrônico.”

Relacionadas

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. JOSE GERALDO VIANA
    JOSE GERALDO VIANA

    A questão não vem ao caso. Mas, anda faltando IA à redação da Oeste. Cadê a grande cobertura da visita do nosso líder maior ao JB? Aquela recepção nos jardins da Casa Branca, ambos cercados por políticos, autoridades, artistas, juristas, empresários, imprensa e famosos de 1a. e 2a. categorias foi de marcar época no calendário de inverno norte-americano. O passeio-guiado da JJ pelos corredores da Casa Branca foi outro momento apoteótico. Os yanques recebem muito bem nossos grandes líderes. Como brasileiro, nunca me senti tão lisonjeado! Ichiii! Acordei! E hoje é sábado, dia de feira! E de buscar minha cota de picanha! Bom dia para todos!

  2. Alberto Camara Junior
    Alberto Camara Junior

    Pequena correção: Elon Musk fundou a OpenAI. Empresa que possui entre suas soluções, o ChatGPT, não foi ele quem criou a ferramenta ChatGPT.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.